Aves podem ser protegidas com vacina contra salmonela

Aves podem ser protegidas com vacina contra salmonela. Como não causam sintomas nas aves, os avicultores correm sério risco de todo o aviário ser contaminado pela bactéria.

A vacina contra salmonela protege as aves e corresponde a apenas 1% dos custos de produção

Aves podem ser protegidas com vacina contra salmonela

“Em todo mundo, as aves de granja, tanto as de postura como as de corte, são suscetíveis a uma infinidade de doenças fúngicas, viróticas e bacterianas. Entretanto, uma das doenças que mais assustam os avicultores é a salmonelose, causada pela bactéria Salmonella”, afirma Judas Tadeu de Barros Cotta, professor do Curso a Distância CPT Produção de Frangos de Corte em Livro+DVD e Online.

A salmonela é uma zoonose, que coloca em risco a saúde pública

Trata-se de uma zoonose, que coloca em risco não apenas frangos de corte e galinhas poedeiras, como também os seres humanos. Na verdade, a salmonela é um pesadelo, que assombra a saúde pública nacional há mais de cem anos. Encontrada em ovos e produtos de origem animal, ao ser ingerida, a bactéria gram-negativa Salmonella pode causar várias doenças. Sem falar que os prejuízos à avicultura podem ser incalculáveis.

A salmonela prejudica a exportação de carne de frango e ovos

Além disso, essa zoonose promove o fechamento do mercado externo a produtos, como carne de frango e ovos. Até mesmo a suspeita da doença nas granjas pode barrar a exportação desses produtos. Atualmente, as exportações de carne de frango (de origem brasileira) a países da União Europeia estão estritamente proibidas. O mesmo ocorreu com uma empresa norte-americana, que teve de recolher mais de 200 milhões de ovos supostamente contaminados com a bactéria.

As aves infectadas por salmonela não apresentam sintomas da doença

Segundo Eduardo Muniz, integrante do corpo técnico da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, o perigo maior é que a salmonela pode passar despercebida em criações de frangos de corte. Como não causam sintomas nas aves, os avicultores correm sério risco de todo o aviário ser contaminado pela bactéria. A evolução da bactéria, ao longo dos anos, permitiu que ela não causasse sinais visíveis no organismo das aves.

A vacina contra salmonela não é obrigatória, mas é essencial

As aves podem ser protegidas com vacina contra salmonela. Entretanto, “como o ciclo produtivo dos frangos de corte é curto, os avicultores não a incluem no programa de biosseguridade das granjas”, afirma Bruno Pessamilio, chefe de Defesa Sanitária do Departamento de Aves do Ministério da Agricultura. Ainda que a vacina corresponda a apenas 1% dos custos de produção, os granjeiros não adotam essa medida preventiva (vacinação não obrigatória).

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Avicultura.

Fonte: canalrural.com.br

Andréa Oliveira 14-06-2018 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.