Tecnologia ajuda avicultores em emergência sanitária

Tecnologia ajuda avicultores em emergência sanitária. Trata-se do AVI Foamguard ST3, um equipamento que elimina, de forma indolor, rápida e segura, lotes de aves em caso de emergência sanitária.

Tecnologia norte-americana elimina, de forma indolor, rápida e segura, lotes de aves em caso de emergência sanitária

Tecnologia ajuda avicultores em emergência sanitária 

Uma tecnologia desenvolvida por norte-americanos chegou recentemente ao Brasil, mais precisamente ao município de Concórdia (SC). Trata-se do AVI Foamguard ST3, um equipamento que elimina, de forma indolor, rápida e segura, lotes de aves em caso de emergência sanitária. A máquina tem potencial para eliminar mil aves por minuto sem deixar de manter as condições sanitárias da granja.

Segundo Ricardo de Gouvêa, diretor executivo da ACAV - Associação Catarinense de Avicultura, o status sanitário é o maior patrimônio da cadeia industrial avícola de Santa Catarina. A aquisição do equipamento favorecerá os avicultores da região, pois os ajudará a preservar a sanidade dos plantéis. Além de operar com rapidez, o AVI Foamguard ST3 é eficaz e seguro tanto gerencialmente como biologicamente.

A espuma lançada pela máquina é atóxica e biodegradável, o que permite a eliminação de grandes plantéis de aves sem deixar resíduos tóxicos no ambiente. A tecnologia de ponta custa R$ 200 e opera em uma plataforma móvel, que segue rumo ao conjunto principal. A ele está ligada uma mangueira, que funciona como tração e duto para a passagem da água com o composto de alta capacidade espuminógena.

O tamanho das bolhas formadas na espuma, inibe a troca de gases pelas aves, que morrem instantaneamente. A eliminação de frangos, galinhas e pintinhos doentes é realizado de forma humana - sem sofrimento das aves. O equipamento elimina 15 mil frangos, em 15 minutos (aviário de 100m de comprimento/12m de largura), e 30 mil aves em 30 minutos (grande aviário).

É importante ressaltar que o AVI Foamguard ST3 é acionado somente em casos extremos, quando é imperativa a eliminação total dos lotes de aves em prol da sanidade do setor. Por tais motivos, "torna-se imprescindível a incorporação dessa avançada tecnologia nas granjas do país para proteção e controle sanitário eficazes", completa Gouvêa.

A máquina está disponível aos avicultores da cidade de Concórdia e demais municípios de Santa Catarina. Em até cinco horas (ou menos), o equipamento chega aos locais onde é urgente o controle sanitário de grandes plantéis de aves.

Fonte: Canal Rural.

Confira o artigo "Sai 1ª Certificação Oficial de Livre de Influenza Aviária e Newcastle" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Frangos de Corte, em Livro+DVD e Online, da Área Avicultura, elaborado por Judas Tadeu de Barros Cotta, médico veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Andréa Oliveira 27-11-2017 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.