Top 5 raças de frango e galinha caipira

Após seleção e melhoramento genético, surgiram frangos e galinhas caipiras com alto desempenho produtivo para carne e ovos

Top 5 raças de frango e galinha caipira

“Para frangos e galinhas caipiras mais resistentes a vários sistemas de criação e tipos de doenças, foram selecionadas aves a serem submetidas a intenso melhoramento genético. Por meio deste, surgiram raças de frangos e galinhas caipiras com alto desempenho produtivo para carne e ovos”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, zootécnico e professor do Curso CPT a Distância e Online Criação de Frango e Galinha Caipira.

PRODUÇÃO DE OVOS

1. Galinha Carijó


A raça de galinha caipira Carijó apresenta alto desempenho para produção de ovos caipiras. Trata-se de uma ave rústica, com facilidade de adaptação aos mais diversos ambientes e sistemas de criação, o que permite criá-la até mesmo em áreas menores.

A Carijó consome 120 gramas diárias de ração, na fase de postura, com ótima conversão alimentar. O início de postura ocorre quando a ave atinge 21 semanas de vida. No pico de produção, ela pode botar 290 ovos em um ano e meio. Seu peso pode chegar a 2,2 kg.

2. Galinha Bankiva


A raça de galinha caipira Bankiva apresenta bico e patas amarelas, com penas vermelhas. Seu peso pode alcançar 1,950 kg. Na fase de postura de ovos, ela deve consumir cerca de 115 gramas de ração (por dia) para melhorar o desempenho produtivo.

O início da produção ocorre quando a Bankiva chega a 20 semanas de vida. Em um ano e meio, ela pode produzir aproximadamente 300 ovos. Trata-se de uma ave rústica perfeita para criação em confinamento e semi-intensiva.

3. Galinha do Ovo Azul


A Galinha do Ovo Azul surgiu após mais de 20 décadas de pesquisas. Sua plumagem é coloria e exótica. Trata-se de uma ave rústica com fácil adaptação a vários ambientes. Com pequeno porte, a GLZ (como também é conhecida) alcança até 2,0 kg na fase adulta.

Quando em postura, a ave deve receber cerca de 115 gramas de ração por dia. Sua capacidade produtiva chega a 290 ovos azulados em um ano e meio. Sua produção começa quando alcança 20 semanas de vida.

PRODUÇÃO DE CARNE E OVOS

4. Frango e Galinha New Hampshire


A raça de frango e galinha caipira New Hampshire apresenta plumagem clara e brilhosa. Além de boa rusticidade, a ave apresenta uma característica de destaque: maturidade sexual precoce, o que a torna a preferida dos avicultores.

Diferentemente das demais poedeiras caipiras, a Hampshire começa a postura com 18 semanas de vida. As galinhas são exímias poedeiras e os frangos caipiras, ótimos produtores de carne de qualidade. Com apenas 90 dias de vida, seu peso chega a 1,6 kg.

5. Frango e Galinha Rhode Island Red


A raça de frango e galinha caipira Rhode Island Red apresenta dupla aptidão: produção de carne (frango caipira) e de ovos (galinha caipira poedeira). Trata-se de uma raça americana, com crista serrilhada, plumagem na cor vermelho-escura e penas negras no pescoço, nas asas e na cauda.

Seu porte é médio, com peso em torno de 2,9 kg. Quando entra na fase de produção, pode botar até 260 ovos por ano (quando criadas soltas, a postura cai para 200 ovos). A Island Red apresenta boa rusticidade e ótima resistência a doenças.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Avicultura.

Leia o artigo "Granjeiros apostam na produção de frango caipira."

Fontes: criargalinha.com.br; cpt.com.br

Andréa Oliveira 19-07-2019 Avicultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual sobre as Principais Raças de Galinha com fim Comercial

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.