Conheça as funções de cada membro da família ao se tratar de finanças

Realizar tarefas depende da interação social, dentro e fora de casa

Cada membro da família deve listar todos os papéis que desempenha, dentro e fora de casa, e, em seguida, aonde cada um deve ir para se desincumbir de suas atribuições.

Vejam que, para realizar as tarefas que cabem a cada um na família, faz-se necessário interagir com as instituições e com outros, dentro e fora de casa. Ressalta-se, ainda, que estas ações serão melhor executadas quanto mais e melhor se conheçam essas instituições e as regras que as regem.

Por exemplo:

Pai: Trabalha 8 horas por dia; é o principal provedor da casa (75% das despesas); leva os filhos à escola; faz a manutenção do veículo; verifica as movimentações bancárias financeiras; participa das compras de maior volume no supermercado; acompanha a mulher na caminhada 3 vezes por semana; joga futebol com os amigos no final de semana; é responsável pelo pagamento dos impostos, como IPVA e IPTU, e do aluguel, do seguro do veículo etc.; é membro da associação dos moradores do bairro etc.

Mãe: Trabalha fora em regime de meio expediente; prepara e serve as principais refeições do dia; limpa diariamente a casa; acompanha os filhos nos deveres escolares e nos cuidados com os uniformes e o material escolar; faz as compras de roupas pessoais e da casa; cuida dos pagamentos das prestações dos crediários; supervisiona a faxineira uma vez por semana; visita e assiste os pais idosos em suas necessidades; participa do conselho comunitário da escola dos filhos etc.

Filho: Frequenta a escola diariamente; estuda um idioma duas vezes por semana; cuida dos animais e dos arredores da casa; mantém o quarto e os pertences em ordem; mantém o carro (veículo) limpo; brinca e se diverte com sua turma em casa e fora dela; faz as compras diárias da padaria; é responsável por pagar em dia as contas de luz, telefone, água e apresentar os recibos das compras e de quitação dos pagamentos que faz etc.

Filha: Frequenta a escola diariamente; estuda um idioma duas vezes por semana; faz os deveres de casa; mantém o quarto e os pertences em ordem; ajuda a mãe nos cuidados da casa e no preparo das refeições; auxilia a mãe nas compras de frutas e verduras; brinca e se diverte com sua turma dentro e fora de casa; visita os avós uma vez por semana e ajuda-os a resolver problemas "de rua"; faz as compras de medicamentos; apresenta os recibos das compras e de quitação dos pagamentos que faz etc.

Nerina Aires Coelho Marques, coordenadora do Curso Finanças na Família - Administração e Controle, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que com esses dados em mãos, é possível avaliar como aproveitar melhor os recursos públicos disponíveis.

Equipe de Redação 05-01-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.