Aprenda a cuidar do jardim no inverno

Aprenda a cuidar do jardim no inverno: com alguns cuidados simples e práticos, indicados por paisagistas, você pode dar a ele cor e vigor.

Com alguns cuidados simples e práticos, indicados por paisagistas, você pode dar a ele cor e vigor

Aprenda a cuidar do jardim no inverno

Com o inverno, o frio e a baixa umidade podem deixar o seu jardim sem vida. Mas com alguns cuidados simples e práticos, indicados por paisagistas, você pode dar a ele cor e vigor, dando à sua casa um ar de frescor e beleza.

Confira as dicas abaixo e mãos à obra!

1. Antes de tudo, não exagere nas regas. Além de desperdiçar água, você induzirá o surgimento de fungos. Tenha parcimônia! Seja moderado!

2. A Dracena, também conhecida como Pau-d'água, é uma excelente opção para o seu jardim, pois é uma planta bastante resistente (as não variegadas são mais resistentes) devido à sua rusticidade. Ela é uma planta tropical vistosa, com crescimento moderado, de fácil manutenção.

3. Se você acabou de plantar grama, evite o seu pisoteio, pelo menos, por 15 dias. Caso contrário ela não vingará. Você também pode substituir a grama por pedriscos ou decks, que darão um toque bastante requintado a seu jardim, além de diminuírem o uso de água.

4. Se ainda assim você preferir plantar grama em uma parte do jardim, jogue por cima dela terra com substrato. Em seguida, faça a rega para que ela absorva os nutrientes necessários. Isso dá energia e vigor ao gramado.

5. Plantas como Dracenas, Buxinhos, Viburnos e Palmeiras Phoenix adaptam-se muito bem a terraços e varandas com incidência de ventos. Elas são resistentes e belas, além de serem de fácil manutenção.

6. Plantas que aceitam bem grandes quedas de temperatura, como Calêndula, Boca-de-leão, Cipreste e Pinheiro, são ótimas opções para o seu jardim tanto durante o inverno como nas demais estações do ano.

7. Tenha bastante cautela durante a poda das plantas. Podas muito severas podem impedir a brotação. Principalmente, se forem feitas em espécies de plantas que florescem no inverno, o que impede o surgimento de novas folhas.

8. Faça, com frequência, o revolvimento da terra do jardim (isso aumenta a oxigenação), assim como a retirada de folhas mortas e galhos secos. Um jardim limpo permite a brotação de novas plantas, além de ganhar um visual muito mais bonito!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Zap.


Andréa Oliveira 09-08-2015
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.