Aminoácidos auxiliam na produção de grãos especiais de café

Aminoácidos auxiliam na produção de grãos especiais de café. Eles potencializam o vigor da planta, para que ela possa se recuperar mais facilmente de condições adversas.

Os grãos especiais de café surgem das boas práticas de manejo nutricional e fitossanitário (emprego de aminoácidos)

Aminoácidos auxiliam na produção de grãos especiais de café 

Seguindo a água, o café é a segunda bebida mais consumida no país - em torno de 81 litros/habitante/ano - conforme dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Além de nós, brasileiros, adorarmos o café, nossas condições climáticas são bastante favoráveis ao cultivo do cafeeiro. Não é coincidência termos grãos com cores, sabores e aromas diversos, além de inúmeras variedades da planta. E com as técnicas adequadas, pode-se alcançar o mais alto padrão de qualidade do grão.
 
No cultivo de café, as operações praticadas no momento da colheita, do transporte, do pré-processamento e do armazenamento, se não forem realizadas com muito critério e conhecimentos técnicos, poderão causar grandes perdas na qualidade do café. Por isso, é preciso sempre estar atento a cada etapa de produção", afirmam Daniel Marçal de Queiroz, Francisco de Assis Carvalho Pinto e Mauri Martins Teixeira, professores especialistas do Curso CPT Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade.

Para produzir café arábica especial, é de fundamental importância seguir algumas regras essenciais para chegar a um café de qualidade até a fase de maturação. Para isso, o produtor deve investir em técnicas de adubação avançadas e no manejo fitossanitário do cafezal. Em locais com grande altitude e boa incidência de ventos fortes, por exemplo, devem ser adotadas práticas que preservem a saúde e vitalidade da planta.  
 
Atualmente, alguns cafeicultores utilizam produtos naturais à base de aminoácidos, que protegem o cafezal. Eles agem na fisiologia da planta, tornando-a naturalmente resistente a intempéries ambientais.  Em outras palavras, eles potencializam o vigor da planta, para que ela possa se recuperar mais facilmente de condições adversas e prejudiciais ao bom desenvolvimento dos grãos.

Quando o cafeeiro absorve os aminoácidos - formadores de proteínas e vitaminas, ele utiliza sua energia em prol de seu pleno desenvolvimento, florescimento, frutificação e maturação. Isso resulta em grãos de alta qualidade (especiais) e padronizados (tamanho e peso). Além disso, a produtividade aumenta, sem que os grãos percam a boa concentração de sólidos solúveis, o que aumenta a qualidade da bebida e do sabor.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Agrolink.

Salvar

Andréa Oliveira 10-06-2016 Cafeicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.