O que pode atrapalhar na qualidade do meu café?

Saiba quais são os fatores químicos que atrapalham os resultados da sua plantação!

O que pode atrapalhar na qualidade do meu café?   Artigo CPT

Para se produzir um café de qualidade, é necessário pensar em qual seria a melhor variedade a ser cultivada, como se encontra as condições da terra e prepara-la para receber as mudas e considerar também as condições climáticas do local. O professor Juarez de Souza e Silva do Curso CPT de Colheita, Preparo e Armazenamento de Café, ensina como produzir da maneira correta e com eficiência para não perder qualidade na sua produção.


Composição química
A composição química dos grãos logicamente influencia na qualidade da bebida do produto. Ela depende de uma série de fatores que começam a exercer influência antes mesmo das mudas de café serem levadas para o campo. Por exemplo:


a) Condições climáticas:
quais são as condições climáticas ideais para o desenvolvimento do café, em relação à altitude, temperatura, umidade relativa e distribuição anual de chuva. Cultivar o café em condições diferentes das ideais, nem sempre significa menores produtividades (basta lembrar que o café é uma cultura que responde muito bem às adubações realizadas). Mas, sem dúvida, significa interferir de forma a prejudicar a qualidade final do produto. Isso não quer dizer que não se pode cultivar café em locais onde as condições climáticas diferem das condições ideais.

Mas, o cafeicultor precisa estar ciente que, quanto menos fatores adversos existirem em seu sistema de produção, maiores serão as chances de o seu produto permitir a obtenção de uma bebida de alta qualidade.


b) Variedades:
de maneira semelhante ao que acontece com as condições climáticas, o cafeicultor precisa também se preocupar muito em fazer a escolha certa da variedade de café a ser cultivada. Cada variedade possui particularidades que as tornam mais ou menos adequadas para cada situação. São os chamados fatores genéticos que também interferem na qualidade final da bebida do café.


c) Tratos culturais:
os tratos culturais adotados na lavoura também influenciam de forma significativa na qualidade final do produto. O manejo adotado (manual ou mecanizado) para controle do mato, as podas, o controle de pragas, o programa de adubações, as injúrias (“machucados”) que poderão ser causadas às plantas; são aspectos que precisam ser considerados, pois, interferem na qualidade do produto final.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Cafeicultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 15-04-2022 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.