Anemia em cavalo: causas, sintomas e tratamento

Anemia em cavalo: causas, sintomas e tratamento. Na verdade, a anemia em cavalo pode ser causada por vários motivos. Entretanto, a causa mais comum são os parasitas, como carrapatos.

A anemia em cavalo pode ser causada por vários motivos, mas o mais comum são os parasitas (carrapatos)

Anemia em cavalo: causas, sintomas e tratamento

"Quando bem ministrada, a alimentação dos equídeos determina bons resultados técnicos e econômicos da criação. O bom manejo nutricional garante ao cavalo os nutrientes necessários para sua plena saúde e boa performance. Caso contrário, pode surgir anemia no equino", afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos em Livro+DVD e Online.

A anemia reduz as hemácias do sangue

A deficiência alimentar e algumas doenças (carrapatos) podem reduzir o índice de glóbulos vermelhos no sangue do cavalo. Trata-se de um sério problema, pois são as hemácias que levam oxigênio para as células.

Sintomas de anemia em equinos

  • Inapetência (perda de apetite);
  • Apatia (ao estímulo de exercícios);
  • Inchaço abdominal;
  • Febre alta;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Depressão e letargia;
  • Crina e pelagem sem brilho.

Causas da anemia nos cavalos

Na verdade, a anemia em cavalo pode ser causada por vários motivos. Entretanto, a causa mais comum são os parasitas, como carrapatos. Não podemos nos esquecer da anemia por doenças bacterianas (Clostridium ou Leptospira) e viróticas. Já a anemia hemorrágica crônica pode ser originada de doenças intestinais ou problemas na medula (prejudicam a produção e reposição de glóbulos vermelhos).

Outro quadro preocupante é o da anemia infecciosa equina. Além de ser uma grave doença, pode ser transmitida pelo sangue. A má notícia: não existe cura nem vacina para esse tipo de anemia.

Há tratamento para os mais diversos tipos de anemia

Dependendo da anemia, o tratamento pode ser realizado com suplementos para equídeos (prescritos por médico veterinário). Isso porque eles apresentam em sua composição ácido fólico, ferro e vitamina B12. Além disso, a dieta deve ser complementada com alimentos ricos proteína, ferro (e outros minerais essenciais) e vitaminas importantes para recuperar o vigor do animal.

Quaisquer feridas no cavalo devem ser tratadas, para impedir a perda de sangue, o que pode agravar o seu quadro de saúde. Da mesma forma, é importante poupar o equino com anemia, evitando exercícios forçados. O repouso é essencial durante o tratamento.

Fonte: tudovet.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Criação de Cavalos.

Andréa Oliveira 23-02-2018 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.