Como lidar com situações de emergência - atendimento a equinos

Medidas para fazer um atendimento adequado

 

Medir a temperatura

A temperatura retal do cavalo é medida com a introdução de um termômetro clínico no ânus do animal, deixando-o em contato com a mucosa retal:

ADULTOS: 37,5 a 38,5º C

POTROS: 38,0 a 39,0º C

Aplicação de injeções

O uso de medicação injetável é comum em equinos. Ela geralmente é feita pelas vias intra muscular, intra-venosa, subcutânea, intra-dérmica e intra-articular. Os leigos deverão utilizar apenas as duas primeiras opções, depois de treinarem com soro fisiológico em animais de pouco valor comercial.

Injeções intravenosas

A veia de eleição para aplicação dessas injeções são as veias jugulares, que se localizam bilateralmente na borda inferior do pescoço, próximo à traqueia.

Injeção intravenosa deve SEMPRE ser aplicada lentamente, interrompendo a aplicação e conferindo por uma ou duas vezes se a aplicação está realmente sendo intravenosa.

Tanto para o uso intramuscular como o uso intravenoso, alguns critérios são fundamentais: - Uso de seringas e agulhas estéreis.

- Escolha da agulha de tamanho e calibre apropriado.

- Pré-assepsias com soluções anti-sépticas como álcool Iodado ou álcool 70º ou álcool-éter.

- Ter a certeza da via de aplicação para um determinado produto.

Curativos Os acidentes traumáticos são uma rotina em equinos. No caso de cortes, devemos lembrar que:

- O objetivo no 1 deve ser estancar a hemorragia (quando houver) com uma pinça hemostática;

- Manter a ferida hidratada com soro fisiológico até a chegada do veterinário.

- Aplicação de iodo forte para conter o tecido de granulação (responsável pelo aumento de volume da ferida cicatrizada).

- Quanto maior a frequência de tratamentos e a higiene, mais fácil será a cicatrização

Fisioterapia

A equipe de tratadores e enfermeiros deve estar ciente de que a primeira providencia pós trauma, sem lesão de pele, como entorses e distensões, é o uso de gelo, muito gelo, por muitas horas, principalmente no primeiro dia.

O uso da fisioterapia, principalmente em cavalos de esporte, tem crescido muito. O uso de gelo, calor, parafina, infravermelho, ultra-som, alongamentos, entre outros, geralmente é de responsabilidade de tratadores e enfermeiros que devem ser treinados para tal.

No Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você verá a importância de se saber o que o fazer enquanto o veterinário não chega.

Equipe de Redação 11-10-2011 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.