Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Os cavalos e as éguas dormem geralmente em pé, poucas horas por noite, em sonos intercalados de aproximadamente 15 minutos

O cavalo é um ser vivo que geralmente causa o fascínio da grande maioria das pessoas. Independentemente da pelagem, da raça e do porte, dificilmente conheceremos pessoas com restrições aos cavalos. A sua beleza e imponência torna-o uma unanimidade.

Os equinos são herbívoros e adaptados a viverem em manadas, em grandes extensões de terras, alternando seus locais de pastejo em função da disponibilidade de alimentos. Desde os mais remotos tempos, os cavalos selvagens sempre conviveram com o perigo e usaram a velocidade e a força para vencer seus predadores.

O garanhão é geralmente o líder do grupo e procura afastar todos os machos que ameaçarem o seu harém com lutas que podem demorar horas.

Entretanto, quem determina os movimentos da manada, os locais de pastejo e o abrigo, mantendo-se permanentemente alerta para qualquer risco de perigo e, ainda, para que o grupo não se disperse, é a égua madrinha. Geralmente, uma fêmea mais velha e com alta conversão alimentar. Ela comanda a maioria das ações do grupo. Portanto, o senso de obediência já é uma característica inerente ao equino.

Quanto à percepção extra sensorial, basta que desenvolvamos maior capacidade de observação para depararmos com situações curiosas como mudanças de hábito dos animais momentos antes da chegada do seu proprietário ou ainda relutância do animal a passar por locais onde existam situações de perigo ou outros equinos sepultados. Existem também relatos interessantes de animais que após longa convivência com seus donos e anos de cavalgadas passaram a obedecer comandos de mudanças de trote para galope pela simples mentalização de seu cavaleiro ou amazona, por diversas vezes.

Seus membros longos, dorso lombo forte aliados à potência muscular de seu posterior e o pescoço lançado fazem-no um dos maiores velocistas da terra.

Os cavalos e as éguas dormem geralmente em pé, poucas horas por noite, em sonos intercalados de aproximadamente 15 minutos. É também um dom adquirido para se proteger dos predadores. É bom lembrar que cavalos também frequentemente sonham.

Lamentavelmente, a excessiva domesticação pelo homem alterou muito os hábitos do equino. Do ser que vivia solto em pastagens vastas e pradarias, pouco se vê hoje nos manejos adotados em pequenos haras e centros hípicos. Em muitos deles, o direito de ser um herbívoro e de viver correndo solto, em liberdade, foi há muito tempo caçado.

Segundo Haroldo Vargas Leal Júnior, coordenador do Curso Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o cavalo de tantas batalhas, glórias e serviços prestados à humanidade não escapou dos efeitos da modernidade. Muitos equinos hoje devem sonhar, após anos de competições e prazeres dados aos seus proprietários, com o último dos desejos. O de morrerem livres, soltos, em pastejo e não no gancho de um matadouro exportador de carnes de cavalos ou na eutanásia de um médico veterinário".

Equipe de Redação 27-09-2011 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.