Cavalos identificam emoções humanas

Cavalos identificam emoções humanas. Eles são capazes de tamanha façanha graças à domesticação feita por intermédio do homem no passado.

No decorrer de décadas, com a domesticação, os cavalos adquiriram a habilidade de reconhecer o comportamento humano

Cavalos identificam emoções humanas

Após pesquisas desenvolvidas por especialistas do Reino Unido, foi descoberto que os cavalos identificam emoções humanas. Eles são capazes de tamanha façanha graças à domesticação feita por intermédio do homem no passado. Com isso, no decorrer de décadas, os equinos adquiriram a habilidade de reconhecer o comportamento humano.

O mais surpreendente é que os cavalos sabem diferenciar as emoções humanas conforme suas expressões faciais. Dessa forma, eles sabem diferenciar emoções como raiva e alegria só de olhar o rosto das pessoas.

Segundo divulgado na revista "Biology Letters", o estudo feito pela Universidade de Sussex observou o comportamento de 28 cavalos. Durante a pesquisa, foram apresentadas aos equinos algumas fotografias com o rosto de um homem que expressava tanto sentimentos positivos como negativos.

Quando os cavalos olhavam os rostos que demonstravam raiva, eles o faziam com o olho esquerdo. Ou seja, eles conseguiram identificar o comportamento raivoso, assim como fazem os demais mamíferos quando expostos a estímulos negativos. É bom ressaltar que os estímulos negativos são transmitidos ao hemisfério direito do cérebro por meio da via ocular esquerda.

Da mesma forma, os pesquisadores perceberam que o ritmo cardíaco dos cavalos aumentava significativamente quando submetidos a imagens de rostos com ira ou raiva. Inclusive as ações negativas foram recebidas com mais ênfase pelos equídeos.

Mas por que essa reação tão potencializada nos cavalos? Simples, para reconhecer possíveis ameaças e se antecipar a comportamentos humanos negativos. Trata-se de um sistema de alarme para os equinos.

Em suma, a resposta a estímulos negativos mostra o quão impactante é o comportamento humano para os equinos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 10-03-2016 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.