Como montar cocheiras em um centro hípico

Recomenda-se que as portas das cocheiras tenham dimensões de 1,00m a 1,20m de largura e de 2,10m a 2,30m de altura Para montar um centro hípico, a primeira providência a ser tomada é a construção das instalações necessárias. Comece entendendo como construir as mais importantes: as cocheiras.

A área mínima desejada para a cocheira de um animal de raça média ou grande é de 16m²

Recomenda-se que as portas das cocheiras tenham dimensões de 1,00m a 1,20m de largura e de 2,10m a 2,30m de altura

Para montar um centro hípico, a primeira providência a ser tomada é a construção das instalações necessárias. Comece entendendo como construir as mais importantes: as cocheiras.

Cocheiras

Antes de iniciar um projeto para a construção das cocheiras, também conhecidas como baias ou estábulos conforme a região, devemos nos atentar para diversos fatores:

  • Clima da região;
  • Predominância de ventos;
  • Topografia do terreno;
  • Possibilidade de posicionamento no sentido leste-oeste;
  • Aproveitamento de instalações já existentes;
  • Tipo de drenagem a ser usada;
  • Número de animais a serem estabulados.

O sistema mais prático e econômico é o uso de galpões com corredores centrais, com as baias situadas nos dois lados do corredor. Estas poderão ser totalmente fechadas, semi-abertas com proteções ou, simplesmente, com meia parede. As portas poderão ser corrediças ou com dobradiças.

Haroldo Vargas Leal Júnior, coordenador do Curso Como Montar e Manejar um Centro Hípico, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, recomenda que as portas tenham dimensões de 1,00m a 1,20m de largura e de 2,10m a 2,30m de altura. Deverão ser em uma ou duas folhas. Nas portas em sistemas de meia parede, a parte de baixo da porta dos sistemas de duas folhas deve ter de 1,50m a 1,60m de altura. As portas que utilizam dobradiças devem preferencialmente ter marcos de concreto, permitindo uma melhor fixação das portas e reduzindo os empenamentos. Quanto aos trincos, existe uma grande variedade de modelos e tipos. Os mais usados são os de ferrolho, que permitem um fácil manuseio.

Os pisos podem ser de concreto, ou terra batida, em função da cama que for utilizada. Para camas de areia, devem-se utilizar filtros de carvão. Faça um buraco com 1m de profundidade, redondo ou quadrado, no centro da cocheira em 30% a 40% da sua área. Coloque uma camada de 70cm de carvão, seguido de 20cm de brita 4 e complete o restante com areia. Acima do nível do solo, coloque uma camada de 30cm de areia. A urina excretada pelos animais será drenada e absorvida pelo carvão vegetal. Em função da intensidade de uso, a cada 12 a 18 meses, o carvão deverá ser trocado.

A área mínima desejada para uma cocheira de um animal de raça média ou grande é de 16m². Deve, preferencialmente, conter quatro cochos, sendo um cocho para ração, um para água, um para sal mineral e um para volumosos. Quanto aos tipos, tamanhos e modelos de cochos, variam conforme o gosto do proprietário e o tamanho do animal que será estabulado. Entretanto, uma característica que deve ser padrão é a de não possuírem cantos, facilitando a higiene e não permitindo o acúmulo de restos de alimentos.

Equipe de Redação 18-10-2012 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.