Doma de cavalos

Hoje, o que se tem de mais moderno em termos de doma é procurarmos entender o animal, sua psicologia, e a partir daí irmos passo a passo conquistando sua confiança

A doma natural caracteriza-se por respeitar os limites do animal. Neste processo, o cavalo passará por diversas etapas antes de ser montado. Isto é uma característica que a diferencia da doma campeira, que não respeita os limites do animal e utiliza normalmente bastante violência.

Os peões que usam de violência, em grande parte das vezes o fazem não por maldade, mas por acreditarem que apanhando o animal ficará mais submisso a vontade do domador, ficando com medo deste e respeitando-o. Antigamente a difusão de informação era muito mais restrita do que nos dias de hoje, pois os meios de comunicação eram muito mais vagarosos e caros. Isto talvez tenha dificultado a difusão de maneiras mais naturais de doma. Atualmente, graças as grandes facilidades de comunicação a informação é transmitida de forma mais rápida e eficiente.

Hoje, o que se tem de mais moderno em termos de doma é procurarmos entender o animal, sua psicologia, e a partir daí irmos passo a passo conquistando sua confiança, assim, nos dias de hoje, a doma moderna é natural.

Doma de baixo

Consiste basicamente em conquistar a confiança do potro e ensiná-lo a cabrestear, obedecer os comandos de rédeas e acostumá-lo com os arreamentos. Pode ser iniciada nos primeiros meses de vida e ir até a idade em torno de 24 a 30 meses, quando se inicia a doma de cima.

Doma de cima

Consiste em acostumar o cavalo com o peso do cavaleiro; ensinar-lhe a obediência aos comandos de perna, de corpo e ajudas. Tudo isto deve ser feito de maneira harmoniosa formando um único conjunto, cavalo e cavaleiro.

Segundo Arnaldo Pereira Vieira, coordenador do Curso Passo a Passo da Doma Natural, desenvolvido pelo CPT - Centro Produção e Técnicas, "na doma convencional, a doma de baixo é muitas vezes quase que completamente suprimida e os maus tratos aos animais são muito frequentes. Este comportamento agressivo dos peões, na maioria das vezes não é por maldade, mas por erroneamente acreditarem que apanhando o animal se subjuga com mais facilidade ao homem." Para mais informações detalhas sobre como fazer a doma de seu cavalo acesse o link abaixo.

http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodecavalos/passo-a-passo-da-doma-natural

Equipe de Redação 23-09-2011 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.