Critérios de Estimativa de Idade do cavalo

O cavalo  possui duas dentições, sendo a primeira conhecida como Dentes de Leite ou Caducos e a Segunda como a de Dentes Permanentes

avaliação dos dentes de equino Inúmeras são as oportunidades em que os criadores e profissionais da área necessitam determinar a idade de um equídeo, seja pela falta de anotações do proprietário ou mesmo desconfiança. Outras vezes, cabe ao profissional numa prova de julgamento, corrida, experimento, etc. separar os animais por faixa etária e daí a necessidade e a importância de conhecer esta avaliação.
Infância ou Período de Crescimento

Período em que o animal se completa e se aperfeiçoa anatômica e funcionalmente. Vai do nascimento até os cinco anos quando o animal é dito de "Boca Cheia" ou ERADO, com a presença de todos os dentes permanentes.

Idade Adulta

Vai dos 5 aos 12 anos, fase em que o organismo tendo alcançado o seu completo desenvolvimento acha-se na plenitude de suas funções.

Senilidade

Período de decrescimento onde o organismo começa a definhar. Vai dos 13-14 anos até a morte (± 20 anos).

Critérios

Alguns Elementos Externos ou Secundários

=> Covas: (Olhais)

São pouco pronunciadas nos animais jovens. À medida em que o animal envelhece tornam-se mais acentuadas. Nos animais desidratados, ela também se acentua.

=> Ganachas (maxilar inferior)

Nos jovens, as ganachas são grossas, espessas e arredondadas, pois elas alojam por completo os dentes permanentes que ainda não tiveram erupção. Nos idosos, elas são finas, afiladas e cortantes uma vez que os dentes sofreram erupção e consequentemente suas raízes desocuparam espaços dentro das ganachas.

=> Arcada Dentária (Curvatura)

Forma ângulo cada vez mais agudo pelo desgaste contínuo dos dentes. A arcada do potro vista de perfil é arredondada e a de animal considerados velho é "ajacarejada".

Alguns Elementos Internos ou Principais => As Dentições

O cavalo como os demais mamíferos possui duas dentições, sendo a primeira conhecida como Dentes de Leite ou Caducos e a Segunda como a de Dentes Permanentes. Existem ainda os dentes conhecidos como persistentes (caninos e molares). A diferença entre os dentes de leite e os permanentes é evidenciada pela coloração branco pérola (não possuem cemento), tem colo pronunciado e são pequenos. Já, os definitivos são de coloração amarelada, maiores e apresentam uma base grande (sem colo pronunciado).

=> Anatomia (estrutura)

Para efeito de estudo o dente pode ser dividido em três partes: coroa, colo e raiz.

Coroa: é a extremidade superior e livre que entra em contato com o dente oposto, desgasta-se e com isto mostra na superfície dentária modificações que caracterizam fases etárias.

Raiz: é a parte do dente implantada no Alvéolo. Colo: é a porção, nem sempre visível, que delimita a coroa e a raiz. É representada por um estreitamento geralmente recoberto pela gengiva nos dentes permanentes. Segundo Orlando Marcelo Vendramini, coordenador do Curso Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "estruturalmente, o dente é constituído pelo cemento, esmalte e a dentina. Esta última, forma a maior parte do dente e circunda toda a cavidade interna que se estende da coroa até a raiz, onde existe uma abertura por onde entra os vasos e nervos".

Equipe de Redação 05-10-2011 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.