Orientações sobre alimentação de cavalos

Dietas mal equilibradas ou com alterações bruscas podem comprometer a saúde do equino

Orientações sobre alimentação de cavalos

“Na alimentação de cavalos, não podem faltar volumosos, como feno, nem concentrados, como ração. Esta última deve ser parcelada, em várias refeições ao longo do dia”, ressalta Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Alimentação de Cavalos. Dietas mal equilibradas ou com alterações bruscas podem comprometer a saúde do equino. Outro aspecto importante concerne ao fornecimento de água, determinado pela idade do cavalo ou pelas atividades realizadas pelo animal.

Vitaminas, minerais e proteínas


As vitaminas A, D, E, K e as do complexo B aparecem em vegetais frescos, principalmente os verdes. Já o feno é pobre em vitaminas embora seja rico em fibras. Já as proteínas formam os aminoácidos, indispensáveis a equinos em fase de crescimento, éguas em gestação/lactantes, além de contribuírem com a reconstrução dos tecidos. Quanto aos minerais, o cálcio e o fósforo merecem destaque por fortalecerem ossos e músculos dos equídeos.

Óleos vegetais


Como a maioria dos alimentos apresentam baixos teores de óleo vegetal, ele é agregado à dieta da tropa, pois corresponde acima do dobro de energia quando comparado aos hidratos de carbono, presentes no amido e em alguns alimentos ricos em fibras. Como são fonte de energia concentrada, os óleos vegetais são alimentos, que repõem a energia gasta pelo cavalo em atividades físicas e laborais.

Ração balanceada


As rações são constituídas de nutrientes essenciais às principais necessidades do equídeo. Trata-se de um alimento integral, formulado com elementos indispensáveis à manutenção da saúde do cavalo, como fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Quando o criador de cavalos fornece uma ração de qualidade à tropa, basta complementar a dieta com forragem e água para garantir vitalidade e força aos animais.

Forragem e cereais


A forragem é fonte de energia e não pode faltar no manejo nutricional dos cavalos. Na verdade, ela deve ser o principal alimento da tropa, oferecida fresca (capim) ou após fenação (feno). Já os cereais, como aveia, cevada e milho devem ser fornecidos aos equinos flocados, micronizados ou moídos. Com isso, aumenta-se a digestibilidade desses alimentos, o que é bastante favorável ao trato digestivo dos cavalos.

Fibras


As fibras são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo dos equinos. Presente no feno e no milho, elas aumentam o volume da ração. O mesmo vale para a beterraba, a cenoura e a maçã. No caso da beterraba, antes de fornecê-la aos animais, é imprescindível retirar o açúcar e umedecê-la para não causar problemas no trato digestivo dos cavalos. Já a maçã e a cenoura podem ser fornecidas sem passar por tratamento.

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.

Leia o artigo "Anemia em cavalo: causas, sintomas e tratamento"

Fonte: comprerural.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 02-10-2019 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.