Raça de cavalo holandesa friesian encanta mineiros

Raça de cavalo holandesa friesian encanta mineiros. Tudo se deve às suas determinantes características, como estrutura corpórea negra, crina longa, andamento trotado, extrema inteligência e docilidade.

A raça de cavalo holandesa friesian encanta mineiros com seu porte aristocrático e altivo, além de sua bela pelagem negra e brilhante

Raça de cavalo holandesa friesian encanta mineiros

"Nas últimas décadas no Brasil, a maior parte das pessoas passou a compreender que as atividades com cavalos são saudáveis, seguras e prazerosas, com inúmeros benefícios na relação cavalo/cavaleiro", afirmam os professores Haroldo Vargas Leal Júnior e Lúcia Maria Viggiano, do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros.

Um dos cavalos preferidos do brasileiro é a raça holandesa friesian. O nome se deve à sua origem, litoral norte da Holanda, conhecido como Frísia. Trazida ao Brasil em 2005, o belo exemplar ganhou fama e conquistou muitos criadores de cavalos. Além de apresentar comportamento dócil, o friesan é um equino altivo e elegante. De fácil montaria, até mesmo pessoas inexperientes podem montá-lo sem perigo.

Sua brilhante pelagem negra encanta as pessoas por onde passa. Ultimamente, a raça friesian ganhou destaque entre os mineiros. Tudo se deve às suas determinantes características, como estrutura corpórea negra, crina longa, andamento trotado, extrema inteligência e docilidade, postura aristocrática e altiva, além de ser um cavalo utilizado no adestramento artístico e clássico.

Outro fator determinante é que essa raça de cavalo holandesa pode alcançar até 1,75 m no garrote quando bem desenvolvida. Em geral, o friesian requer uma dieta balanceada, com fornecimento diário de quatro quilos de ração. No mais, a vacinação e vermifugação são as mesmas exigidas a outras raças de cavalo.

A adaptação do friesian ao nosso clima dura dois meses. Para que ele não adoeça, é necessária aclimatação, ou seja, conforto térmico para garantir o bem-estar animal. Basta que a baia apresente uma boa ventilação, além de uma cama limpa e confortável. Os potros nascidos no Brasil não necessitam de adaptação, apenas de cuidados específicos a recém-nascidos.

Fontes: Revista Globo Rural e Canal Rural.

Andréa Oliveira 30-06-2017 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.