Modos de captura da câmera fotográfica

No modo automático, a câmera faz a medição da luz para calcular o tempo de exposição, a abertura do diafragma e a necessidade de acionar ou não o flash

A câmera fotográfica possui vários modos de captura ou de exposição. Eles permitem ao fotógrafo realizar diferentes ajustes de acordo com o seu conhecimento fotográfico, a necessidade e a situação em questão. São eles:

Automático

No modo automático, a câmera faz, automaticamente, o foco (se a função foco automático estiver selecionada na objetiva) e a medição da luz para calcular, também automaticamente, o tempo de exposição, a abertura do diafragma e a necessidade de acionar ou não o flash. Entretanto, se a objetiva estiver com a função foco manual selecionada, o fotógrafo deverá fazer o foco manual para que a câmera possa medir a luz corretamente e fazer os ajustes necessários.

No caso de câmeras digitais, se o modo automático for escolhido, a câmera fará também o balanço de branco. Portanto, quando esse modo for selecionado, a câmera passará a funcionar como as compactas simples que não permitem nenhum tipo de ajuste pelo usuário. Basta enquadrar e clicar para obter a foto. Porém, é esse equipamento que determinará o tempo de exposição à luz e, muitas vezes, este poderá não ser o ideal.

Semiautomático

No modo semiautomático, a câmera também medirá a luz recebida automaticamente e mostrará os valores de velocidade e de abertura adequados. Porém, ela mostrará esses valores, e deixará por conta do fotógrafo acionar ou não o flash. Se isso for feito, a câmera apresentará novas medições e valores de tempo de exposição e abertura do diafragma diferentes dos primeiros, quando o flash encontra-se desativado.

Prioridade tempo de exposição

O modo prioridade tempo de exposição é ideal para fotografar objetos em movimento ou quando a situação de luz é baixa, requerendo um tempo maior de exposição; ou quando pretendemos criar alguns efeitos especiais na foto. Quando este modo é selecionado, o fotógrafo deverá estabelecer o tempo com o qual ele pretende fotografar para que, a partir deste, a câmera fotográfica possa determinar qual será a melhor abertura do diafragma, levando-se em consideração a condição de luz do local.

Prioridade abertura do diafragma

Esse modo deverá ser utilizado nas situações em que se pretende variar a profundidade de campo, ou seja, a área de foco. Vale lembrar que, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo. Esse é um recurso utilizado para destacar um elemento do fundo, ficando o primeiro plano totalmente nítido (focado) e o segundo plano com pouca ou nenhuma nitidez.

Júlio Alessi, coordenador do Curso de Fotografia, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que, a exemplo do modo prioridade tempo de exposição, o modo prioridade abertura do diafragma permite ao fotógrafo fixar a abertura e, com base nesta, a câmera fotográfica determinará qual é o tempo de exposição ideal. Nesse caso, também, a velocidade do obturador não será alterada, independente de o flash ser ou não acionado.

Dependendo dos valores de abertura do diafragma pré-estabelecidos, a câmera fotográfica poderá apresentar os valores de tempo de exposição piscando. Isso é um indicativo de que a relação ideal abertura/tempo de exposição não foi encontrada. Nesse caso, será preciso estabelecer outros valores de abertura para que a relação ideal seja alcançada. Caso contrário, a foto ficará subexposta ou sobre-exposta, a exemplo do que aconteceu no modo prioridade tempo de exposição.

Equipe de Redação 15-02-2012 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.