Como lidar com pulgas em cães

As picadas de pulgas causam irritação e desconforto, podendo ocorrer forte reação alérgica em indivíduos mais sensíveis. Os animais com pulgas ficam irritados, se mordem e arranham a pele arrancando pelos, causando lesões e predispondo à infecções cutâneas.

Conheça alguns medicamentos utilizados para o controle de pulgas

Para um combate eficiente, precisamos levar em conta o tipo de ciclo de vida da pulga

As picadas de pulgas causam irritação e desconforto, podendo ocorrer forte reação alérgica em indivíduos mais sensíveis. Os animais com pulgas ficam irritados, se mordem e arranham a pele arrancando pelos, causando lesões e predispondo à infecções cutâneas.

Cada sucção da pulga dura em torno de 15 minutos e é neste momento que ela é capturada facilmente. Ela se alimenta 1 vez ao dia.

Tanto os machos como as fêmeas necessitam sugar o sangue do hospedeiro. O sangue é essencial para a maturação dos ovos. Uma fêmea chega a colocar 20 a 28 ovos por dia, isso significa mais de uma centena de ovos durante a vida de cada fêmea. Esses ovos caem no solo do ambiente onde o hospedeiro vive. A incubação do ovo, até a forma de larva, pode variar de 9 até cerca de 200 dias. O período de incubação desses ovos depende de diversos fatores como: espécie da pulga, temperatura e umidade do ambiente. O alimento da larva consiste em substâncias orgânicas secas e fezes das pulgas adultas.

Formas de controle

Para um combate eficiente, precisamos levar em conta o tipo de ciclo de vida da pulga. Como ela tem um estágio de amadurecimento no ambiente, é necessário tratarmos o ambiente e também o animal. As formas jovens da pulga são muito pequenas, portanto mesmo que não as vejamos é preciso tratar a nossa casa, principalmente nos locais onde o animal passa mais tempo.

Atualmente, já existe no mercado medicamentos que podemos usar uma vez ao mês. Alguns atingem somente as formas jovens da pulga, outros somente a pulga adulta.

Advantage: Produto da Bayer. Atua no sistema nervoso da pulga. É um líquido que se aplica na pele do animal. Mata pelo contato, já que não é absorvido pelo organismo. É repelente e inseticida. É solúvel em água, portanto sai no banho.

Frontline: Semelhante ao Advantage, mas não é solúvel em água. Pode ser usado em filhotes com mais de 8 semanas, cães e gatos. Também só mata a forma adulta da pulga.

Program: É um anticoncepcional para pulgas a base de lufenuron, que ataca as pulgas no seu estágio jovem, impedindo o seu desenvolvimento e amadurecimento. O Lufenuron é um inibidor da quitina, substância formadora do corpo e ovos dos insetos. Não faz mal aos animais porque não é absorvido pelo seu organismo e, também, porque mamíferos não utilizam quitina. Como não é um inseticida, não expõe os animais e a família a um produto perigoso.

Maria Helena Ferreira de Azevedo, coordenadora do Curso Como Fazer Banho e Tosa em Cães, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: durante o banho antipulgas no animal, procure certificar-se que todas foram mortas. Após secá-lo bem, verifique se o cão está com pulgas. Considere:

  • nenhuma, uma ou duas pulgas foram encontradas: o cão tinha uma pequena infestação e, provavelmente, pegou num passeio. Nesse caso, o ambiente ainda não está infestado.
  • várias pulgas foram encontradas: o pet shop possui um ou mais focos de pulga. O ambiente tem que ser tratado, assim como o cão.

Equipe de Redação 07-05-2013 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.