Como organizar o guarda-roupa

Armários e closets exigem dedicação e disciplina na sua organização. Muitas vezes, perdemos preciosos minutos do dia procurando a roupa mais adequada ou nossos acessórios favoritos que insistem em desaparecer quando mais precisamos deles. Às vezes, os prejuízos são apenas superficiais, como no caso

Doe roupas, separe e organize acessórios e sapatos de uma forma prática dentro do seu guarda-roupa

  Separe o que você usa frequentemente, eventualmente e uma vez por ano

Armários e closets exigem dedicação e disciplina na sua organização. Muitas vezes, perdemos preciosos minutos do dia procurando a roupa mais adequada ou nossos acessórios favoritos que insistem em desaparecer quando mais precisamos deles. Às vezes, os prejuízos são apenas superficiais, como no caso de roupas amassadas, mas também podem ocorrer estragos mais graves causados pela falta de ventilação aos calçados de couros, por exemplo.

Doe roupas

A primeira coisa a ser feita é tirar tudo do armário e eliminar do guarda-roupa as roupas e acessórios que não são mais utilizadas. Separe-os para doação, pois eles só ocupam espaço. Preste atenção no que vai descartar: modelos étnicos (são atemporais e permitem várias composições), clássicos (jeans e terninhos), e peças feitas com materiais de qualidade devem ser mantidos. Você também pode guardar as roupas que precisam apenas de uma reforma ou o que poderá retornar ao uso assim que você perder alguns quilos, por exemplo. Durante as compras, analise o que já possui e compre somente o que é necessário. Melhor ainda se ao comprar uma peça, outra seja descartada.

O passo seguinte é limpar o armário internamente com um pano umedecido em água para não manchar o móvel, de preferência forrando as gavetas e prateleiras com forros especiais com tratamento antimofo.

Separação e organização das roupas acessórios e sapatos

Separe o que você usa frequentemente, eventualmente e uma vez por ano (por exemplo, vestido para ocasiões tipo casamento, Natal e outros). As roupas devem ser dispostas conforme a estação: no verão, as mais leves devem ficar em locais mais acessíveis e as peças quentes podem ser guardadas no maleiro. As roupas devem ficar ordenadas de acordo com as cores e os tipos. Assim, você saberá rapidamente onde encontrar a peça desejada. Utilize o maleiro para guardar, além das malas, caixas, objetos e peças de roupas de uso não frequente.

Na falta de gavetas, faça uso de caixas de papelão e cestos para organizar acessórios e sapatos, de modo que se veja tudo o que há, sem acumular objetos de naturezas diferentes. Se necessário, etiquete as caixas.

Para as roupas que devem ficar penduradas, escolha cabides próprios para cada peça. Prefira os com as hastes giratórias - sempre viradas para dentro - facilitando na hora de colocar as roupas no armário. Não esqueça de fechar zíperes e abotoar, pelo menos, o primeiro botão para segurar as roupas no cabide. As peças delicadas não devem ser penduradas.

Nas prateleiras e gavetas, procure colocar o que mais se usa em locais de mais fácil acesso (vale para as roupas, calçados e acessórios).

Para as roupas que devem ficar penduradas, escolha cabides próprios para cada peça

Malhas podem ser enroladas em tubinhos e roupas encorpadas ou delicadas devem ser dobradas com critério. Dentro de cada gaveta, separe as peças por cor ou tipo de uso (cotidiano ou ocasiões especiais). Se a opção for uma pilha de roupas uniformes e retas, tudo o que se dobra - regata, camiseta, moletom e casaquinho - deve ter um molde para servir de medida para a dobra (serve para as gavetas e prateleiras).

Cintos e bolsas pedem um cabideiro específico ou prateleiras. Já os calçados (limpos e engraxados se necessário) devem ser guardados em sapateiro. Se não for possível, eles também ficam confortáveis em prateleiras ou naquelas colmeias que se pode pendurar no armário. Já as miudezas devem ser organizadas em nichos. Uma opção são os separadores que servem para blusinhas pequenas, biquínis, calcinhas, sutiãs, meias, lenços e muito mais. O segredo está em encaixar tudo de uma forma organizada.

Confira tudo o que você precisa saber para organizar a sua casa, acessando o Curso Como Organizar Sua Casa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 24-04-2013 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.