Lapidário é o responsável pela valorização da pedra bruta

Lapidação é o processo pelo qual a pedra bruta é cortada

Curso de Lapidação de Pedras

A pedra é a estrela principal de uma joia. Essa, sem seu uso, não tem tanta beleza. Em todas as joalherias, quando estão na vitrine, chamam a atenção. Mas sua lapidação é muito importante para a beleza e valor de uma joia.

Lapidação é o processo pelo qual a pedra bruta é cortada, modificando sua estrutura geométrica, através de facetas polidas que refratam a luz e dão brilho ao colorido. Essas devem obedecer a padrões estabelecidos e serem simétricas tanto no tamanho como no ângulo. Obedecendo a esses padrões, é que se atinge o melhor grau de refração da luz. E quanto mais facetas, mais trabalhosa é a lapidação, mais brilho a pedra terá, e mais valorizada será, também, no comércio.

As clientelas principais do lapidário são os ourives e as joalherias. Porém, eles também atendem artesãos de feiras hippies, que trabalham com bijuterias, e outros que trabalham com prata. Além disso, dão assistência a cravadores de gemas, que são as pessoas responsáveis por colocar a pedra na joia; pois, às vezes, as pedras quebram no momento de serem cravadas. O lapidário restaura o formato da pedra de modo a salvá-la para o cravador e, se necessário, também modifica o tamanho.

O curso "Lapidação de Pedras", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra os processos de preparação das pedras brutas para que essas fiquem prontas para comercialização com diversos formatos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Itamar Fernandes Esteves, lapidário com mais de 20 anos de experiência.

http://www.youtube.com/watch?v=KvkQKBoFHQU

Marconi Vieira 03-05-2011 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.