Confecção de bichos em pedra é uma atividade muito rentável

A matéria-prima pode ser adquirida gratuitamente em marmorarias e construções

Curso de Lapidação de Pedras para Peças Decorativas

Lapidação mineral é o processo pelo qual uma pedra bruta é cortada se transformando em lindas peças de decoração. Depois elas recebem o polimento, riscos próprios de cada peça e, em seguida, o verniz para readquirir o seu brilho.

Dessa forma, pode-se formar qualquer peça, dependendo da criatividade do lapidador. Porém, uma sugestão é começar com a confecção de bichos de pedra, por serem peças muito valorizadas pela clientela infantil e, principalmente, por turistas estrangeiros que admiram a beleza de nossos minerais e nossa fauna.

Há uma variação considerável do material usado para a lapidação, principalmente no que diz respeito à fabricação de animais em pedra. Pode-se usar desde mármore, passando pelo granito, ardósia, calcário, até pedras mais nobres, semipreciosas, como os vários tipos de quartzo, sodalita, dolomita, calcita, ônix e outras.

Uma sugestão para baratear o custo da lapidação é a utilização das sobras das marmorarias ou obras em construção. A matéria-prima não vai ter custo algum, o que aumentará o lucro, e dará lindos trabalhos. Quem se interessar em trabalhar com lapidação deve ser uma pessoa muito curiosa, pois, depois de aprender a técnica, ela deve ter a capacidade de criar coisas novas.

No curso "Lapidação de Pedras para Peças Decorativas", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as técnicas básicas para a confecção de bichos em pedra, bem como informações sobre o negócio. A coordenação técnica desse trabalho ficou a cargo da artesã e instrutora de lapidação Antônia Teixeira, formada em arte e educação, professora de restauração de obras sacras.

http://www.youtube.com/watch?v=qI6DP_xoFlA

Marconi Vieira 03-05-2011 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.