Dicas para deixar a cozinha organizada

Aprenda a fazer uma organização funcional

Para fazer de sua cozinha um ambiente organizado e funcional, é preciso mantê-la organizada de forma acessível e prática.

Antes de organizar os seus armários, é necessário que você limpe-os separando o que ainda é utilizável do que pode ser doado e que precisa de conserto. Depois dessa limpeza, os seus armários estarão prontos para serem arrumados.

Siga as dicas:

Cada coisa em seu lugar: Separe tipos de utensílios por setores. Por exemplo, coloque em uma só prateleira os pratos que você usa com mais frequência para o almoço, o café da tarde e o jantar. Coloque os objetos, como taças finas ou pratos, que você usa em ocasiões especiais, em um espaço alto e de difícil acesso.

Arrumando as gavetas: na primeira gaveta, é bom colocar os talheres, pois são utilizados com muita frequência, portanto é bom estarem acessíveis.

Organizando copos: eles devem ser agrupados de acordo com o tamanho. Copos maiores devem ficar atrás e os menores na frente. Essa organização é importante para quando for retirar os copos maiores e para que os menores não quebrem.

Vasilhas de plástico: são mais difíceis de organizar porque na maioria das vezes temos grande quantidade delas. Primeiro, dê preferência a potes retangulares ou quadrados, são mais fáceis de guardar. Segundo, coloque as tampas em um recipiente e os potes um dentro do outro, por ordem de tamanho. É sempre bom guardar os potes separados das tampas para não deixar cheiro, caso guarde-os fechados.

Separe os utensílios para o café em uma bandeja: como o café da manhã é a refeição que na maioria das vezes fazemos com mais pressa, a dica é que você deixe próxima à mesa uma bandeja com todos os utensílios necessários. Organize também uma bandeja com frutas e itens de geladeira. Tenha certeza que você economizará pelo menos 10 minutos do seu sono com essa ideia.

Para aprender a organizar outros setores da sua casa, adquira o Curso Como Organizar Sua Casa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 17-04-2012 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.