Empresa de limpeza - estrutura necessária

A infraestrutura de uma empresa de limpeza é bem simples, sendo que deverá, basicamente, existir uma edificação que disponha dos seguintes compartimentos

Escritório, sanitários, depósito e área externa fazem parte da estrutura de uma empresa de limpeza

 
A área externa deverá ser bem arejada e possuir piso concretado, um tanque, para lavagem de panos e acessórios, a fim de que sejam guardados sempre limpos

A infraestrutura de uma empresa de limpeza é bem simples, sendo que deverá, basicamente, existir uma edificação que disponha dos seguintes compartimentos:

Escritório: este compartimento poderá ser uma sala, onde ficará a administração da empresa, ou seja, onde acontecerá as negociações da mesma. Para isso, no escritório, será necessária a existência dos seguintes mobiliários e equipamentos:

  • mesa;
  • cadeiras;
  • microcomputador conectado à internet;
  • telefone;
  • aparelho de fax;
  • arquivo;
  • mapa da cidade de atuação para facilitar a localização dos clientes e, também, para auxiliar na definição da melhor rota de acesso até os clientes. Portanto, no caso daquelas empresas que atuam em cidades de grande porte, o mapa será uma ferramenta indispensável para agilizar o acesso aos clientes.

Sanitários: servirão de uso tanto para os funcionários quanto para os clientes. Por isso, deverão sempre estar em perfeitas condições de asseio e equipados com lixeira, papel higiênico, sabonete líquido, para lavagem das mãos, e toalha de papel.

Depósito: pode ser uma área para armazenar produtos, veículos e equipamentos. O depósito deverá ser simples, com piso resistente e impermeável, sobre o qual deverão existir estantes de madeira ou de aço. Essas estantes servirão para armazenar os produtos e os equipamentos que serão utilizados nos processos de limpeza. Além disso, pode-se utilizar uma parte do depósito para guardar um veículo que deverá ser utilizado para fazer o atendimento aos clientes, na distribuição de produtos, acessórios e equipamentos.

Área externa: onde serão realizadas as manutenções dos equipamentos. Esta área deverá ser bem arejada e possuir piso concretado, torneiras e mangueira de água pressurizada, para facilitar a lavagem dos equipamentos e, também, um tanque, para lavagem de panos e acessórios, a fim de que sejam guardados sempre limpos. Além disso, há casos onde uma máquina usada de lavar poderá ser muito útil, como para a lavagem de panos, flanelas, acessórios e até de uniformes. Outra coisa, indispensável, é a existência de uma calha coletora para conduzir os resíduos da limpeza dos equipamentos para a rede de esgoto. Os resíduos podem ser lançados diretamente no sistema de esgoto da cidade, porque, em geral, os produtos utilizados na limpeza são biodegradáveis, o que significa que não poluem o ambiente.

Saiba tudo o que é necessário para montar uma empresa de limpeza, acessando o Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 24-07-2013 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.