Joias artesanais garantem constante demanda no mercado

O trabalho artesanal é responsável por uma parcela significativa da produção de joias no Brasil

Curso Ourives - Fabricação e Reparo de Joias - Como Fazer

É inegável o fascínio exercido pelas joias sobre os seres humanos. Desde as eras mais remotas, os adornos foram criados e reverenciados, seja por sua beleza, pelo seu valor, por seu significado ritual ou pelo poder que simbolizavam. A opulência dos faraós e rainhas já era vista nos braços, colos e nas mãos, simbolizando poder e beleza. Hoje, não poderia ser diferente. As joias foram criadas para que as pessoas se sentissem mais belas e, com isso, mais felizes.

Se no início eram simples conchas ou pedras brutas, ao longo de milênios, sua produção foi sendo elaborada, inovando-se as técnicas, os desenhos e os materiais utilizados. Chegamos, atualmente, a um estagio de produção em escala industrial, mas o trabalho artesanal ainda permanece e, surpreendentemente, é responsável por uma parcela significativa da produção de joias no Brasil.

O processo de fabricação da joia varia de acordo com o material usado, a qualidade desejada e o tipo de peça. Segundo o professor e ourives Ailton Batista Lopes, coordenador técnico do curso Ourives - Fabricação e Reparo de Joias, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "existem diversas técnicas de produção de joias. Pode-se fabricar por meio de fundição, estamparia, usinagem e mesmo manualmente, por um técnico que chamamos de ourives."

Sendo assim, essa pode se tornar uma nova fonte de renda. E uma coisa é certa, independente da moda ou estação, as joias artesanais sempre têm seu espaço no mercado, variando apenas os estilos e modelos.

http://www.youtube.com/watch?v=0bDbIZEXEZ4

Marconi Vieira 19-01-2011 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.