Pintura em metais - pátina grafite

Pátinas, policromias e pinturas ilusionistas como verdigris, imitação de bronze, cobre, prata, ferrugens e outras raras técnicas de pintura especial em metais estão, agora, ao seu alcance. Para aqueles que têm aptidão pelas artes e que gostariam de aprimorar ainda mais suas técnicas, está

A pátina grafite é uma técnica que pode ser aplicada em grades, portões, móveis e outros objetos de metal

  Os metais mais acessíveis e propícios para a pintura são o ferro e o metalon

Pátinas, policromias e pinturas ilusionistas como verdigris, imitação de bronze, cobre, prata, ferrugens e outras raras técnicas de pintura especial em metais estão, agora, ao seu alcance. Para aqueles que têm aptidão pelas artes e que gostariam de aprimorar ainda mais suas técnicas,  está disponível no portal CPT, o Curso Pintura Especial Decorativa em Metais.

O curso disponibiliza todos os segredos da técnica, explicados passo a passo. Trata-se de uma pintura que não cai de moda e sempre terá espaço na decoração. Os metais mais acessíveis e propícios para a pintura são o ferro e o metalon. Com eles são fabricados inúmeros artefatos como móveis, acessórios, adornos, esculturas e até mesmo grades e portões, que, com certeza, precisam de pintura. Neste momento, entra o artista que, em pouco tempo, transforma uma peça sem graça em uma peça muito especial e valorizada.

Pátina grafite

Esta é uma técnica que pode ser aplicada em grades, portões, móveis e outros objetos de metal aos quais se deseja dar um aspecto rústico.

Material necessário

  • Fundo Branco para Metal;
  • Massa a Óleo para Metal;
  • Esmalte Sintético na Cor Grafite;
  • Aguarrás;
  • Lixa número 120;
  • Trincha;
  • Espátula.

Procedimento

Usando a espátula, misture a massa a óleo para metal com o fundo branco para metal. Aplique esta mistura com a espátula em camada bem fina sobre a superfície aleatoriamente. Aguarde secagem de 12 horas para dar continuidade. Após a secagem da massa, aplique uma demão de tinta cor grafite diluída em 30% de aguarrás.

Após a secagem da tinta grafite, aguarda-se mais 12 horas de secagem. Passe uma lixa de modo bem suave para promover um desgaste o que dará um aspecto rústico à peça. À medida que vai sendo passada a lixa visualiza-se a massa branca, embaixo, e o efeito é muito bonito. Após a aplicação da lixa, retira-se todo o pó com pano seco e, então, está pronta a pátina grafite.

Aprenda outras técnicas que podem ser desenvolvidas com a pintura em metais, acessando o Curso Pintura Especial Decorativa em Metais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 20-05-2013 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.