O processamento caseiro do tomate é uma maneira de aproveitar o excedente da produção e os frutos que não possuem classificação para o mercado. Além disso, permite aproveitar os baixos preços da matéria-prima na época da safra e aumentar a renda extra, com a venda dos produtos processados.
Para o sucesso na comercialização, os produtos devem ter excelente qualidade. Isso dependerá da matéria-prima, da tecnologia e da higiene empregadas no preparo, e das embalagens utilizadas.
Existem etapas que se repetem no processamento da maioria dos produtos elaborados com tomate. São elas: a recepção e pesagem dos frutos, a seleção da matéria-prima, a limpeza e a sanificação das hortaliças, o preparo do produto, a embalagem, o tratamento térmico e a rotulagem. Vamos saber um pouco mais sobre algumas delas.
Recepção e pesagem
Assim que chegam à unidade de processamento, as hortaliças devem ser pesadas. O valor obtido servirá para calcular o rendimento e os custos de produção. Esses dados são muito importantes para quem deseja comercializar os produtos, pois servem como base para o cálculo do preço de venda.
Seleção
Os tomates devem ser sadios e estar em bom estado de maturação, nem verdes e nem maduros demais. Para a fabricação de compotas, cristalizados e desidratados, eles devem ter a casca perfeita, pois a aparência conta muito. No caso da utilização dos frutos triturados, como em polpada, molhos e suco, você pode aproveitar aqueles que têm defeitos, bastando eliminar a parte estragada.
É preciso selecionar, também, as outras hortaliças e espécies de matéria-prima que são utilizadas nas receitas, como açúcar e condimentos, pois irão interferir na qualidade do produto final.
Preparo/processamento
Essa etapa compreende uma série de passos específicos para a fabricação de cada produto.
Maria da Graça Lima Bragança, coordenadora do Curso Processamento de Tomate, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que o primeiro passo é a formulação, que consiste em selecionar os tipos e as quantidades de ingredientes necessários a cada processamento.
A partir daí, cada produto terá uma forma de preparo diferente, que será mostrada mais adiante nas tecnologias fabricação
O que você pode produzir
Molho de pimenta
Formulação
Tecnologia de fabricação
Observações