Animais empalhados são usados para estudos e decoração de ambientes

A taxidermia é uma técnica moderna, durável e de baixo custo de preparação e de conservação de animais

Taxidermia - Empalhamento de Aves e Mamíferos

O termo taxidermia é formado por duas palavras gregas: taxis que refere-se à forma ou organização, e derma, que refere-se a pele. Portanto, taxidermia é a técnica de se preparar as peles de animais, de tal maneira que o resultado final seja uma peça que mantém as características de comportamento, expressão e conformidade do animal.

A taxidermia é uma técnica moderna, durável e de baixo custo de preparação e de conservação de animais. Seu processo se dá pela conservação da pele, algumas partes ósseas e eventualmente algumas partes musculares que se tornam muito difíceis de serem extraídas. Como resultado, obtém-se um material bem acabado, que mantém as características físicas e de comportamento.

Basicamente, a taxidermia pode ser utilizada com várias finalidades, entre elas, para estudos e fins decorativos. O fato de animais como aves e mamíferos poderem ser empalhados possibilita formar e manter uma coleção, em museus de zoologia, escolas de primeiro e segundo graus, cursos técnicos e superiores de biologia, entre outros. A coleção de peças taxidermizadas servirá de objetos de estudo, e poderá ser formada por espécies comuns em uma determinada região, espécies de outras regiões, animais raros e até mesmo já extintos.

A utilização de animais empalhados poderá ser feita também para fins decorativos, onde animais exóticos, de estimação, animais caraterísticos de uma determinada região, bem como aqueles que são apreciados por sua beleza natural, poderão ser taxidermizados e utilizados como peças decorativas. Atualmente, pode-se observar um número cada vez maior de animais empalhados, sendo utilizados como peças decorativas em residências, restaurantes, hotéis, pousadas e outros locais.

O curso "Taxidermia - Empalhamento de Aves e Mamíferos", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todas as informações necessárias para o empalhamento de diversas espécies de mamíferos e aves. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de José Lélis Pontes, técnico de laboratório e taxidermista da UFV - Universidade Federal de Viçosa - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=BDkP6lMVhRk

Marconi Vieira 05-05-2011 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.