Confecção de blusas tem sete medidas básicas

Além dessas, há algumas complementares que variam de acordo com as modelagens

Curso Confecção de Blusas - Batas

A tomada de medidas é uma etapa muito importante da confecção, principalmente, quando se faz roupas sob medida. Quando esse processo é bem feito, pode facilitar muito a confecção de saias, blusas e vestidos. No caso das blusas, essa etapa merece um destaque ainda maior, pois essa peça é um pouco mais complexa para modelar do que as outras.

Para fazer blusas, você sempre vai trabalhar com sete medidas básicas, e mais algumas complementares de acordo com as modelagens: busto; cintura; quadril; comprimento de corpo, frente e costas; entre cavas, frente e costas; ombro e altura do seio.

Ao tirar as medidas, a costureira deve seguir algumas orientações básicas. Por exemplo, para roupas femininas, as circunferências do busto, cintura e quadril não precisam de folga, porém, nas masculinas, é aconselhável acrescentar oito centímetros no tórax, cintura e quadril.

Ao medir, também é muito importante que a pessoa esteja com roupa leve e permaneça em posição ereta. No curso Confecção de Blusas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Francisca Sheck dá uma dica interessante, “para determinar a cintura perfeitamente, amarre um cordão na cintura da pessoa ao tirar as medidas, isso ajudará bastante”.

No caso de mulheres, recomenda-se que, ao tirar as medidas, a pessoa use o mesmo sutiã que será usado com a blusa. Qualquer modelador de corpo ou cinta elástica também deve ser tirado, caso não venha a ser usado com a peça confeccionada.

http://www.youtube.com/watch?v=cC_6XApK5Xo

Marconi Vieira 18-02-2011 Costura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.