Costureira deve manter-se informada e atualizada sobre a moda

O costureiro precisa incentivar o cliente a fazer novos modelos, orientando-o na escolha adequada ao seu tipo físico

Curso Confecção Saias - Costureira

A responsabilidade dos costureiros é confeccionar diferentes peças do vestuário. Para isso, devem modelar, cortar e costurar peças sob medida, nos mais variados tecidos, usando os equipamentos adequados às técnicas utilizadas na confecção.

Além dos conhecimentos técnicos, o profissional precisa manter-se informado e atualizado sobre moda. Isso o auxiliará na orientação aos seus clientes sobre tipos de tecidos, aviamentos e acessórios adequados, de acordo com o tipo físico e a harmonia da combinação das cores. Quem produz roupas deve incentivar o receptor a fazer novos modelos, orientando-o na escolha adequada ao tipo físico, de acordo com a ocasião, e na escolha dos tecidos adequados ao modelo.

Cabe a ele manter seus materiais, equipamentos e utensílios de trabalho em plena ordem, pois é certo que os clientes consideram a limpeza e organização quando decidem contratar um profissional.

Além disso, a professora Francisca Sheck cita, no curso Confecção de Saias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, uma outra dica importante, “o costureiro deve ter, também, um comportamento que propicie a harmonia no trabalho, transmitindo confiança para os clientes”.

Um bom profissional deve dominar todas as etapas do trabalho de confecção de roupas, que são: escolher o modelo e o tecido; preparar o tecido para a confecção; tomar as medidas do cliente, para efetuar a modelagem; fazer a modelagem no papel com as medidas do cliente; copiar a modelagem no tecido; cortar o tecido de acordo com os moldes; alinhavar a peça, para provar e fazer os ajustes necessários; e, por fim, costurá-la.

http://www.youtube.com/watch?v=a5QDl70-jKI

Marconi Vieira 18-02-2011 Costura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.