Ateliê de costura deve ser bem iluminado e arejado

A ventilação é essencial para evitar problemas com o pó que se desprende dos tecidos

Curso Confecção de Vestidos - Vestido Clássico

O ateliê é o local de trabalho do costureiro. O espaço físico deve ser amplo o suficiente para comportar todos os equipamentos necessários para o trabalho. Também é importante que seja bem arejado, com janelas grandes.

Além disso, deve ser bem iluminado, de preferência com luz natural sendo complementada com luz artificial. A boa iluminação é essencial para a qualidade das peças produzidas, para que pequenos defeitos e costuras delicadas fiquem bem perceptíveis.

Segundo a professora Francisca Sheck, no curso Confecção de Vestidos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a ventilação é essencial para evitar problemas com o pó que se desprende dos tecidos e, também, para amenizar a temperatura do ambiente”.

O equipamento utilizado deve ser escolhido de acordo com a peça a ser produzida, levando em conta a quantidade que será fabricada. Dentre as máquinas existentes, destacamos a máquina de costura reta doméstica, máquina reta industrial e overloque.

A máquina de costura overloque, por exemplo, é utilizada especificamente para o acabamento das peças de vestuário. Com ela são feitas as costuras nas bordas, ou seja, o chuleio, para evitar que os tecidos desfiem. Esse também, pode ser feito à mão ou utilizando o ponto ziguezague.

O ponto overloque, também, é usado para fazer detalhes decorativos nas peças, aparecendo, dessa forma, na face direita da mesma. O acabamento com overloque confere melhor qualidade e maior durabilidade para as peças. Sua realização é uma tarefa fácil e rápida.

http://www.youtube.com/watch?v=Wr0WwzjPqwI

Marconi Vieira 21-02-2011 Costura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.