Etapas do processo de higienização

Todo processo de higienização, para ser proveitoso e eficiente, deve ser planejado, ou seja, deve-se pensar na frequência da limpeza, no grau de limpeza desejado, nos produtos químicos a serem usados e sua quantidade e, por fim, no pessoal encarregado pela higienização. Tem-se que determinar,

Deve-se determinar quem fará e como será feita a supervisão dentro do processo de higienização

  Coloque a solução detergente em contato direto com as sujeiras com o objetivo de separá-las das superfícies a serem higienizadas

Todo processo de higienização, para ser proveitoso e eficiente, deve ser planejado, ou seja, deve-se pensar na frequência da limpeza, no grau de limpeza desejado, nos produtos químicos a serem usados e sua quantidade e, por fim, no pessoal encarregado pela higienização. Tem-se que  determinar, previamente, quem fará e como será feita a supervisão da operação a fim de que tudo saia em perfeita ordem. É importante que toda a etapa seja executada. É imperioso lembrar que não se pode deixar de cumprir etapa alguma, seja por falta de tempo ou por falta de um determinado produto.

Pré-lavagem

A pré-lavagem é feita usando apenas água e tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos presentes nas superfícies dos equipamentos e utensílios. Nessa etapa, ocorre a remoção de cerca de 90% dos resíduos solúveis em água.

Lavagem com detergentes alcalinos e ácidos

É nesta etapa que ocorre a aplicação dos detergentes. Coloque a solução detergente em contato direto com as sujeiras com o objetivo de separá-las das superfícies a serem higienizadas. Diversos tipos de agentes de limpeza podem são usados e tudo dependendo do tipo de resíduo, da qualidade da água, do tipo de superfície a ser higienizada, do procedimento de higienização, entre outros. Também deve-se considerar fatores como, por exemplo, a concentração, temperatura e tempo de contato e a ação mecânica.

Enxague

Após a lavagem com detergentes alcalinos e ácidos, os equipamentos e utensílios devem ser enxaguados para remover resíduos suspensos e também as soluções detergentes. Quando possível, a água de enxágue deve ser usada em temperatura mais alta. Isto favorece a eliminação dos microrganismos e facilita a evaporação da água das superfícies, limitando o crescimento microbiano.

Sanificação

Esta é uma etapa indispensável dentro do processo de higienização. Um equipamento que não foi limpo de forma adequada não poderá ser eficientemente sanificado, pois os resíduos que ficaram após a limpeza protegem os microrganismos da ação do agente sanificante. Portanto, a sanificação não corrige falhas das etapas anteriores do procedimento de higienização.

Nélio José de Andrade, coordenador do Curso Higienização na Indústria de Alimentos, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a sanificação eficiente previne contaminações posteriores, diminuindo a possibilidade de perdas de alimentos. Enquanto a pré- lavagem e a lavagem devem ser efetuadas imediatamente após o uso dos equipamentos e utensílios e a aplicação de sanificantes deve ocorrer imediatamente antes do uso.

Equipe de Redação 12-11-2012 Negócios
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.