Fabricação de móveis segue etapas básicas

O marceneiro é o profissional que conhece as técnicas de confecção de móveis e as tecnologias dos materiais, ferramentas e equipamentos utilizados

Curso de Marcenaria - Nível Intermediário

A marcenaria, além de ser uma arte é uma técnica que exige conhecimentos. Além disso, utiliza tecnologias variadas para atender às necessidades estéticas e de conforto. Isso quer dizer que um bom marceneiro não precisa necessariamente ter um dom artístico para produzir peças de mobília de alto valor. Mas o conhecimento das técnicas de marcenaria é fundamental. Não se fabrica nada sem o conhecimento delas.

O marceneiro é o profissional que conhece as técnicas de confecção de móveis e as tecnologias dos materiais, como ferramentas e equipamentos utilizados. Para a execução desses trabalhos, o marceneiro precisa também de hábitos de segurança e limpeza do local de trabalho.

Algumas etapas básicas são seguidas para que o marceneiro consiga construir um produto de qualidade, sem desperdício de materiais e de tempo. Primeiramente, é feito o projeto da peça que será elaborada. Depois, é necessário uma lista de corte, com base nas dimensões e nos desenhos apresentados no projeto. O terceiro passo será a aquisição dos materiais, ferramentas e equipamentos necessários.

Depois de executar os passos anteriores, é hora de começar a fabricar a peça. O profissional deve, com base na lista de corte, iniciar o corte da madeira. De posse das peças cortadas nos formatos predeterminados pelo projeto, o marceneiro parte para a montagem propriamente dita, que é feita com diferentes técnicas, incluindo variadas formas de encaixes e diversos elementos de fixação da madeira. Por fim, chega a hora do acabamento, que são os cuidados finais do móvel, como lixamento, aplicação de massas, seladoras, vernizes, ceras e colocação dos acessórios e elementos decorativos.

No “Curso de Marcenaria – Nível Intermediário”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são apresentadas novas informações que aprimorarão seu trabalho como profissional. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do mestre marceneiro Wilhelmus Deutsch, coordenador dos cursos do Ateliê da Madeira, uma das mais conceituadas escolas de São Paulo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=VSNXyzGS5jE

Marconi Vieira 01-04-2011 Marcenaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.