Desenho técnico: como fazer

O projeto tem por objetivo transmitir, para quem vai fabricar, de maneira simples e precisa, a forma e as dimensões de um móvel e de todas as peças que o compõem. No projeto também estarão informações sobre a matéria-prima utilizada.

O desenho técnico faz uso de diversos símbolos de significados próprios. Saber entendê-los é de fundamental importância  para que o marceneiro consiga interpretar o que está desenhado

Uma peça observada ou imaginada pelo projetista pode ser desenhada em um plano, e sua representação gráfica é denominada

O projeto tem por objetivo transmitir, para quem vai fabricar, de maneira simples e precisa, a forma e as dimensões de um móvel e de todas as peças que o compõem. No projeto também estarão  informações sobre a matéria-prima utilizada.

Para que qualquer designer ou marceneiro possam entender o projeto, ele deve ser feito numa linguagem gráfica universal, que permita a compreensão de todos os envolvidos na fabricação. A linguagem gráfica universal utilizada é chamada de Desenho Técnico, um tipo de desenho que segue normas específicas de traçado e interpretação, elaboradas, normatizadas e padronizadas por entidades especializadas.

Esse tipo de desenho usa diversos símbolos com significados próprios, que precisam ser entendidos pelo marceneiro, para que possa interpretar o que está desenhado e executar corretamente a fabricação da peça de mobília projetada.

Linhas

As linhas são o elemento básico do desenho. Com elas cria-se as formas e define-se as dimensões do desenho. As linhas, por sua vez, podem ser desenhadas de diversas formas e cada uma destas formas possui um significado próprio. As diversificações das linhas são classificadas como símbolos e se interpretadas corretamente, dão sentido ao projeto permitindo, a quem vai trabalhar na sua execução, desenvolver o serviço de forma correta, fabricando o móvel de acordo com as especificações apresentadas no projeto.

Planos

Uma peça observada ou imaginada pelo projetista pode ser desenhada em um plano, e sua representação gráfica é denominada "projeção". As projeções, por sua vez, podem ser feitas a partir de observações feitas de diversas posições, que são chamadas de "vistas". As vistas podem ser laterais, frontais (de frente) e superior (de cima). A vista de cima é também chamada de planta da peça.

Cortes

Os cortes são uma representação dos detalhes internos da peça projetada. São utilizados para permitir que o marceneiro possa visualizar formas e medidas desses detalhes. Podem ser longitudinal e transversal, com visões na horizontal e na vertical.

Marcel Chiste Bailoni, arquiteto, designer de móveis, e coordenador do Curso Projetos e Fabricação de Móveis, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, relata que o plano de corte é indicado por uma linha grossa com traço e ponto, denominada linha de corte. O sentido em que é observada a vista em corte é indicado por setas nos extremos da linha de corte. As porções da peça que foram cortadas, para permitir a visão dos detalhes internos, são preenchidas com hachuras.

Equipe de Redação 19-11-2012 Marcenaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.