Segurança de trabalho em marcenarias

Toda atenção na operação de equipamentos de corte e outras máquinas e ferramentas cortantes são indispensáveis

Além da perfeita operação dos equipamentos e constante busca por uso eficiente da matéria-prima, também deve ser dada atenção especial aos cuidados com a segurança na operação dos equipamentos da marcenaria.

A principal questão a considerar é que a maior parte dos equipamentos e das ferramentas utilizadas na marcenaria são cortantes, como serras, tupias e tornos. Todas potencialmente perigosas na operação. Entretanto, esses equipamentos oferecem diversos recursos que amenizam o perigo, reduzindo as possibilidades de acidentes, desde que utilizados corretamente.

Detalhes de alguns tipos de equipamentos

Serra circular: a serra circular é um equipamento que exige em sua operação o máximo de cuidado para que o operador não aproxime, involuntariamente, seus dedos da serra. Verifique se o protetor superior da serra está devidamente colocado. Use um calço para empurrar a peça de madeira a ser cortada, evitando que seus dedos se aproximem da serra.

Desempenadeira e desengrossadeira: A desempenadeira deve ser operada com muita concentração, pois se trata de equipamento com grande poder de corte. Utilize dispositivos para empurrar as peças a serem aplainadas, evitando aproximar os dedos da lâmina. Evite usar pulseiras e colares, roupas com mangas compridas e largas, roupas soltas, enfim, todo o tipo de roupa ou adorno que fique pendente e possam tocar na lâmina.

Furadeira: Na operação da furadeira, verifique se a broca está fixada corretamente no mandril. Verifique se a broca está devidamente fixada ao mandril, para que não escape durante a operação. Pare a máquina sem segurar o mandril. Fixe as peças a serem perfuradas com os dispositivos oferecidos pela máquina para este fim.

Tupia: A tupia é considerada um dos equipamentos mais perigosos, porque suas serras e fresas operam em altíssimas rotações. Antes de iniciar a operação, verifique se as ferramentas estão devidamente fixadas no eixo. Utilize os dispositivos existentes para proteção dos dedos durante a operação (principalmente peças pequenas)

Para Wilhelmus Deutsch, coordenador do Curso de Marcenaria - Nível Profissional, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "em todos os equipamentos que usinam a madeira, o uso de protetor auricular é fundamental, pois o nível de ruído, geralmente, é muito alto. Outros equipamentos de proteção individual são os óculos, que evitam possíveis ferimentos nos olhos, provocados por cavacos e lascas de madeira expelidas durante as operações de usinagem. Toda atenção na operação de equipamentos de corte e outras máquinas e ferramentas cortantes são indispensáveis".

Equipe de Redação 21-10-2011 Marcenaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.