Processamento da carne de frango

Aprenda a fazer hambúrguer de frango

A avicultura teve um grande desenvolvimento ao longo dos anos, em diferentes áreas de pesquisa, como no melhoramento genético, nutrição, sanidade e manejo. Isso fez com o que o frango se tornasse atualmente um animal de alta capacidade de produção de carne em pouco tempo de vida.

A qualidade dos produtos começa na obtenção higiênica da matéria prima. Existem algumas normas que os abatedouros devem seguir para evitar a deterioração do frango. Principalmente, por microrganismos. A disseminação de microrganismos pode ocorrer em qualquer parte do processo. E, normalmente, eles vêm do próprio ambiente onde a ave foi criada, do transporte, ou pode ocorrer a contaminação no momento do abate. Nós temos que nos preocupar em adquirir o nosso frango de empresas que se preocupem com essas normas e que tenham um serviço de inspeção sanitária.

Confira uma das inúmeras receitas com frango, presentes no Curso Processamento de Carne de Frango, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Hambúrguer e almôndegas  de frango Material Necessário

Além do moedor de carne, para dar a forma do hambúrguer, você precisará de uma forma própria.

Ingredientes

- Para o hambúrguer de frango, utilizamos carne de peito, carne de coxa, um pouco de pele e toucinho de porco. Normalmente, a gente usa 60% da carne de coxa e 40% da carne de peito. Desse peso da carne, nós vamos colocar 8% do toucinho e 3% de pele de frango. Ou seja, para 1 quilo de carne, vamos precisar de 80g de toucinho e 30g de pele de frango;

- Para temperar essa carne, nós vamos usar 17g de sal;

- 2 g de condimento próprio para hamburguer; esse condimento pronto é encontrado em casa de açougueiro;

- 1 g de glutamato monossódico; e farinha de trigo a gosto. A farinha de trigo vai entrar na massa até dar o ponto do hambúrguer, por volta de 25 a 30 gramas.

Modo de Fazer

- Antes de moer a carne, faça o corte em pedaços menores para facilitar o trabalho da máquina. Moa a carne num disco de 10 milímetros e, depois, para ficar uma massa mais fina, passe uma segunda vez na máquina de moer, num disco de 5 milímetros;

- Misture os temperos antes de colocá-los na carne. A farinha de trigo, só será colocada, depois que misturarmos esses primeiros ingredientes para dar a liga.

- Depois, acrescente nessa carne 3% de água. 3% do peso de carne em água. Então, para esse caso, em torno de 30 gramas. Massageie bem a carne até dar a liga do hambúrguer, mas, para isso,será necessário que você acrescente um pouco da farinha de trigo. O ponto ideal da liga do hambúrguer é quando se consegue fazer uma bolinha de carne na mão sem que ela fique pregando muito na mão. Coloque a farinha de trigo até conseguir fazer essa bolinha sem que grude muito na mão. Essas bolinhas devem ter aproximadamente 60 gramas, para que, quando forem colocadas na forma do hambúrguer, deem um hambúrguer bonito. Faça as bolinhas de carne com toda a massa.

- Leve cada bolinha de 60g para a forma do hambúrguer. Forre a forma com um plástico. Prenda o plástico na forma, coloque a bolinha no centro e cobrir com outro plástico;

- Comprima a forma e faça o formato do hambúrguer;

- Os hambúrgueres devem ser comercializados crus e congelados.

Equipe de Redação 08-11-2011 Processamento de Carne
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.