Maturação e marinação agregam valor à carne, tornando-a mais suculenta

A implantação de técnicas efetivas para melhorar a qualidade dos produtos é fundamental para o sucesso do estabelecimento

Curso de Maturação, Marinação, Condimentação e Preparo de Filés

Presente nos mais diversos cardápios, a carne é um alimento bastante apreciado pelo brasileiro. Existem algumas técnicas que podem realçar ainda mais seu sabor. Esse é o caso da marinação, um processo que amacia o tecido conjuntivo da carne, dando-lhe mais suculência e maciez. Sem contar o aumento da vida útil do alimento na prateleira ou no freezer.

Vale a pena conferir o processo, pois ele pode constituir um diferencial em seu estabelecimento, independente do tamanho ou nível de tecnologia de sua empresa. O seu cliente está de olho nas novidades e atento ao sabor e à qualidade de seus produtos.

Para um empreendimento de sucesso, não basta apenas um espaço bem organizado, mas a implantação de técnicas efetivas e testadas para melhorar a qualidade do seu atendimento. Isso não implica em investir "cifras astronômicas", mas sim em prestar atenção em técnicas simples.

A marinação é uma técnica de condimentação muito usada hoje, nos países de origem árabe e em alguns países nórdicos. Ela baseia-se num dos processos mais comuns de amaciamento, que é aquele usado pelos antigos, em que colocava-se as carnes de véspera em vinha d'alhos. No entanto, com estudos mais atuais, chegou-se na otimização do processo, atingindo melhores níveis de qualidade.

O primeiro passo para se fazer uma boa marinação é fazer uma criteriosa seleção da carne, carcaça ou corte desejado. Nessa escolha, deve-se dar preferência àquelas que não apresentem pontos hemorrágicos, não possuam falhas em sua estrutura, e sem tecidos gordurosos excessivos.

No "Curso de Maturação, Marinação, Condimentação e Preparo de Filés", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as técnicas para maturação e marinação dos mais diversos tipos de carnes, e também os passos para condimentar e preparar filés de forma que fiquem padronizados, uniformes e com alto potencial de mercado. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Ricardo Penna, estudioso do processamento de carnes, instrutor do programa de capacitação de bares, lanchonetes e restaurantes de Belo Horizonte - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=WmILiBCPsgY

Marconi Vieira 11-05-2011 Processamento de Carne
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.