Higienização na indústria de alimentos

Para as pessoas que pretendem fabricar alimentos, é importante lembrar que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade, pois a contaminação dos alimentos pode por fim à produtividade.

A assepsia é a ação preventiva para evitar a contaminação de alimentos ou o retorno de microrganismos

Em uma indústria, todas as normas de higiene devem ser rigorosamente seguidas e realizadas em todos os lugares da fábrica

Para as pessoas que pretendem fabricar alimentos, é importante lembrar que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade, pois a contaminação dos alimentos pode por fim à produtividade.

Assim, ao adquirir a matéria-prima, você deve estar consciente de que a qualidade de um alimento depende de práticas higiênicas eficazes em cada etapa da cadeia alimentar. Se ela já chega à indústria com a qualidade comprometida, não adiantará manter técnicas rigorosas de higiene e processamento, pois o produto final será de baixa qualidade.

Em uma indústria, todas as normas de higiene devem ser rigorosamente seguidas e realizadas em todos os lugares da fábrica, bem como nas suas dependências externas, para que nenhuma área se torne foco de contaminação.

Segundo Newton de Alencar, coordenador do Curso Produção de Defumados, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, alguns conceitos relacionados à indústria de alimentos são importantes de conhecer:

Higienização: é o procedimento utilizado para eliminar os riscos de transmissão de agentes causadores de doenças e reduzir ao mínimo a contaminação por agentes deteriorantes, por meio de simples limpeza e desinfecção, ou anti-sepsia, até esterilização.

Limpeza: é a remoção de resíduos macroscópicos de alimentos, conseguida por meio de simples lavagem, raspagem ou varredura.

Desinfecção: em alguns casos, a limpeza poderá ser complementada com a desinfecção, que é a eliminação de microrganismos patogênicos. Esses microrganismos quando presentes em um ambiente poderão causar mau cheiro ao ambiente e, até mesmo, a transmissão de doenças ao ser humano.

Assepsia: é a ação preventiva para impedir a contaminação ou o retorno de microrganismos. Ela é utilizada após a esterilização ou a desinfecção.

Para a produção de defumados de boa qualidade e a manutenção dos clientes, é fundamental a implantação de todas as etapas de higienização em sua fábrica.

Equipe de Redação 09-10-2012 Processamento de Carne
""

Deixe um Comentário

Comentários

Deisilane Miranda

12-07-2019

Quero montar uma fábrica artesanal de linguiça defumada,mas infelizmente,como estou desempregada, não disponho de renda para fazê-la dentro dos padrões exigidos. Gostaria de saber, se em minha cozinha com um defumador artesanal, posso começar e a partir daí ir me adequando.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

15-07-2019

Olá Deisilane Miranda,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você pode fazer pequenas adaptações em sua cozinha, para que seja possível produzir suas linguiças, e a medida que for vendendo, melhorar as condições do local. Mas lembre-se que o mais importante é adotar boas práticas de higiene e limpeza do local de produção, para reduzir a possibilidade de contaminação.

Atenciosamente,
Victor Sampaio