Cuidados com o couro cabeludo

Se seu cabelo é liso, enrolado, crespo, preto ou louro, não importa. O importante mesmo é que você tenha cuidados específicos com o seu couro cabeludo. Um couro cabeludo mal tratado pode causar oleosidade, caspas e até descamação.

Lavagem, enxague e hidratação são alguns dos cuidados necessários para cuidar do seu couro cabeludo

  Muitas vezes, no momento do enxague, não tiramos todo o produto do cabelo seja por pressa, preguiça ou falta de cuidado

Se seu cabelo é liso, enrolado, crespo, preto ou louro, não importa. O importante mesmo é que você tenha cuidados específicos com o seu couro cabeludo. Um couro cabeludo mal tratado pode causar oleosidade, caspas e até descamação.

Siga os passos e saiba como tratar o seu couro cabeludo:

Lavagem

Você costuma lavar os seu cabelo todos os dias? Essa prática não é recomendável, o excesso de água decorrente da lavagem diária pode retirar a oleosidade natural, estimulando as glândulas a trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo. O resultado disto é um cabelo com aspecto engordurado.

Procure evitar lavar o seu cabelo em água muito quente. Recomenda-se que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25 graus e, preferencialmente, em dias alternados. Se o seu cabelo é  muito oleoso lave todos os dias mas respeite a temperatura indicada.

Enxague

O acúmulo de produtos na raiz dos cabelos pode entupir os poros do couro cabeludo prejudicando a nutrição dos fios. Muitas vezes, no momento do enxague, não tiramos todo o produto do cabelo seja por pressa, preguiça ou falta de cuidado. O processo do enxague é um dos mais importantes. Não adianta investir em produtos caros e de qualidade se na hora do enxague não retirá-los por completo. Recomenda-se que condicionadores e cremes não sejam aplicados diretamente na raiz e que o xampu seja muito bem retirado após a lavagem.

Hidratação

Recomenda-se a hidratação quando houver descamação em seu couro cabeludo. Geralmente esse fenômeno ocorre em épocas de frio quando a sudorese fica diminuída. Existem produtos específicos que podem hidratar o couro cabeludo sem deixá-lo com aspecto ensebado e nem obstruir os poros. Princípios ativos como a ureia e o lactato de amônio, por exemplo, são ótimas opções. O lactato promove a hidratação do couro retendo água e a ureia hidrata e amacia o cabelo. Não se esqueça que os produtos que hidratam os fios não são os mesmos que hidratam o couro cabeludo.

Uso do secador e da chapinha

Recomenda-se manter o secador e chapinha a uma distância de pelo menos 30 cm da raiz dos cabelos. Mesmo tendo se tornado uma prática comum, a utilização do secador e da chapinha deve ser feita com cuidado e com pouca frequência. Esses equipamentos podem danificar seu couro cabeludo.

Influência da alimentação na nutrição do couro cabeludo

Uma dieta adequada é fundamental para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e constituam um belo fio. Aminoácidos e proteínas, por exemplo, estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios, enquanto o zinco (nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja) estimula o crescimento e reduz a oleosidade.

Confira tudo o que você precisa saber para manter seus cabelos bem cuidados e saudáveis, acessando os Cursos CPT da área Salão de Beleza, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 23-04-2013 Salão de Beleza

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.