Maquiagem - tipos de pele

Reconhecer os tipos de pele é primordial para o sucesso do maquiador, assim ele entenderá quais produtos são ideais para cada uma delas e irá executará bem o seu trabalho.

Pele normal, oleosa e seca

Em peles secas a maquiagem dura mais pois não há tanta transpiração

Reconhecer os tipos de pele é primordial para o sucesso do maquiador, assim ele entenderá quais produtos são ideais para cada uma delas e irá executará bem o seu trabalho.

Pele normal

A pele normal tem textura suave, delicada e aparência saudável. Ela apresenta a firmeza e a elasticidade adequadas. As glândulas sebáceas produzem a quantidade certa de sebo que lubrifica a pele. Ela não é nem seca e nem oleosa. É uma pele bonita, lisa e com brilho natural. Ela é clara e dificilmente desenvolve manchas e espinhas. Reflete boas condições de saúde e é sempre mais fácil de cuidar. É o tipo mais raro de se encontrar.

Cuidados com a pele normal

Nesse tipo de pele, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem o ressecamento, pois ela tem a tendência a ficar seca no inverno.

Pele oleosa

A pele oleosa é escorregadia ao tato e tem um aspecto brilhante devido ao excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. É uma pele que tende a ter os poros dilatados e com grande tendência a acnes e comedões, que são aqueles pontos pretos.

Cuidados com a pele oleosa

Nesse tipo de pele é fundamental uma limpeza caprichada antes de começar a prepará-la para a maquiagem. Use somente produtos para peles oleosas. Você pode aplicar o spray fixador de maquiagem logo após a base e antes da maquiagem, para fechar ainda mais os poros dilatados e reter mais um pouco o suor. Assim, a maquiagem dura mais. Quando a maquiagem estiver pronta, você deve aplicar novamente o spray fixador.

Pele seca

A pele seca é pouco comum em climas tropicais. É seca, sem brilho, opaca, áspera, fina, sensível, possui tonalidade rosada e com pouca elasticidade. Ela tem tendência a se descamar. Ela é incapaz de reter umidade, produz pouco sebo pelas glândulas sebáceas e, por isso, tende a rachar com muita facilidade na época de frio, em contato com ar seco ou com o sol em excesso.

Cuidados com a pele seca

Esse tipo de pele precisa ser nutrida e hidratada o tempo todo para permanecer bonita. Nunca use pó compacto nesse tipo de pele, pois resseca ainda mais. Na maquiagem para pele seca, é preciso adicionar o brilho ausente. Isso pode ser feito com a aplicação de produtos mais úmidos e produtos com efeito de brilho.

  • O uso de um bom hidratante é essencial antes da maquiagem;
  • Use somente produtos adequados para pele seca e a faixa etária da cliente;
  • Escolha bases com filtro solar;
  • Maquiagem com partículas de brilho (cintilantes) ajuda a devolver o aspecto de viço à pele;
  • Não use produtos que não contêm óleo na composição (oilfree). Os óleos contidos nos produtos formam uma barreira que mantêm a água dentro das células da pele, impedindo a desidratação e o ressecamento.
  • Evite produtos que dão efeito sem brilho, pois acentua o aspecto seco da pele.
  • Não use produtos com álcool, pois o álcool atrai a água das células para fora, desidratando ainda mais a pele.

Juliana Cardoso, coordenadora do Curso Profissional de Maquiagem, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que a vantagem é que neste tipo de pele a maquiagem dura mais, pois não há tanta transpiração.

Equipe de Redação 15-07-2013 Salão de Beleza
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.