Tapioca: alimento saudável livre de açúcar, gordura e glúten

Tapioca: alimento saudável livre de açúcar, gordura e glúten. Iguaria indígena, típica das regiões Norte e Nordeste, a tapioca é preparada apenas com fécula de mandioca e água.

Iguaria indígena, típica das regiões Norte e Nordeste, a tapioca é preparada apenas com fécula de mandioca e água

Tapioca: alimento saudável livre de açúcar, gordura e glúten

Iguaria indígena, típica das regiões Norte e Nordeste, a tapioca é preparada apenas com fécula de mandioca e água. Por esse motivo, ela é considerada um alimento saudável e nutritivo, sem açúcar e gordura nem glúten. Até mesmo os celíacos podem comê-la sem problema algum. Além dessas vantagens, essa delícia é super versátil, consumida doce ou salgada, com ou sem recheio. E então? Que tal adicionar tapioca à sua dieta?

Segundo Abam - Associação Brasileira de Produtos de Amido de Mandioca, apenas em 2015, o consumo de tapioca aumentou 30% em todo território nacional, com um total de 40 mil toneladas de massa. Nos anos seguintes, o aumento permaneceu, com toneladas e toneladas de tapioca produzidas e faturamento de milhões e milhões de reais. Quem investiu em tapioca certamente tem muito a comemorar.

Como leve e nutritiva, além de muito saborosa, a finíssima tapioca é a preferida entre os frequentadores de academias e atletas em geral. Nutricionistas e especialistas em dieta recomendam consumir tapioca ao invés de alimentos preparados com farinha de trigo. Fonte de carboidratos, a tapioca é um alimento energético, amplamente benéfico ao organismo.

Outra vantagem da tapioca é o fato de não apresentar gliadina, proteína do glúten, que causa aumento da gordura no abdômen. Quando associada a fibras, a tapioca pode até mesmo ser consumida por pessoas com diabetes, pois não aumenta o nível glicêmico do organismo. Enfim, trata-se de um alimento que deve constituir a dieta dos brasileiros. A goma é comercializada em diversas formas, desde pacotes-almofada até embalagens a vácuo.

Dentre as empresas que investiram na fabricação desse rico alimento, destacamos a Casa Maní, há mais de 40 anos no mercado. Pioneira da embalagem a vácuo para tapiocas, o que descarta o uso de conservantes, além de aumentar a vida de prateleira do produto de três meses para um ano, a empresa, hoje, é uma das mais renomadas e reconhecidas do país, sendo fabricante de massa de tapioca para dez marcas exclusivas.

Conheça o Curso a Distância CPT Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agroindústria.

Fonte: minutonordeste.com.br

Andréa Oliveira 12-07-2018 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.