As primeiras ideias que nos vêm à cabeça, quando a maioria de nós pensa no conceito de pluralidade cultural, dizem respeito à arte e suas manifestações. Pensamos no folclore, nas manifestações artísticas de diferentes origens e nas variadas formas de expressão cultural por meio da música, da literatura, das artes plásticas, entre outras. Essa primeira compreensão, embora verdadeira, é consideravelmente incompleta em relação ao que é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Cultura: vai além das manifestações artísticas, tem mais a ver com as características humanas e o modo de vida da sociedade. Estes conceitos amplos podem ser bem entendidos ao analisarmos a definição proposta para cultura no dicionário eletrônico Aurélio:
"cultura [Do lat. cultura] S. f. ( ) 6. A parte ou aspecto da vida coletiva relacionada à produção e transmissão de conhecimento, à criação intelectual e artística etc. 7. O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso. 8. Atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo, saber, ilustração, instrução".
A abordagem proposta para a pluralidade cultural pelos PCNs tem um objetivo muito claro: utilizar o estudo da pluralidade cultural como forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social.
Essa abordagem para o tema é justificada nos PCNs com o argumento de que "apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do país consigo mesmo, é comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais".
Os desdobramentos dessa característica levam a sociedade a enfrentar "dificuldade para lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte de professores, de alunos, da equipe escolar, ainda que de maneira involuntária ou inconsciente".
Segundo a professora Maria Cortes, também orientadora do Curso Pluralidade Cultural - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "nosso trabalho em pluralidade cultural, como professores, portanto, mais do que em tudo, é a luta contra o preconceito e a discriminação que levem à exclusão".