A mensagem da apresentação deve ser clara e despertar o interesse do receptor

A realização de uma palestra de qualidade deve ser muito bem planejada e preparada

Curso Falando em Público - Mensagem

A realização de palestras, discursos ou qualquer apresentação pública precisa, assim como todos os trabalhos, de ser bem planejada e preparada, a fim de orientar o orador, tornando-o mais confiante e objetivo.

O conteúdo ou a mensagem que será levada ao público exige clareza e riqueza de informações. De acordo com o professor Marcos Antônio Barbosa, coordenador técnico do curso Falando em Público, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "um discurso mal apresentado, ou uma palestra vazia, causa um descrédito muito grande e pode até gerar um clima de revolta, caso as pessoas tenham pagado pelo evento."

Para que isso não aconteça, a mensagem deve despertar interesse, devendo estar dentro do que é esperado pelo receptor. A apresentação deve ser clara, evidente, muito bem organizada, e seguir uma sequência lógica e rica em conteúdo sobre o tema da apresentação.

O início deve ser feito de forma que prenda a atenção dos ouvintes, aguçando seu interesse e sua curiosidade. É o ponto de partida e, portanto, precisa ser agradável e motivador. Deve preparar o ânimo das pessoas a um convite para se juntarem a uma discussão de que todos deverão gostar.

O corpo, ou meio, é a principal parte do discurso, pois todo o trabalho é desenvolvido por sua causa. Inicialmente, deverão ser apresentados os elementos lógicos do assunto, Em seguida, os elementos éticos, aqueles destinados a persuadir a vontade pela emoção. As palavras serão destinadas diretamente aos corações dos ouvintes, provocando seus sentimentos a favor dos seus objetivos.

A conclusão deve ser feita com vibração. Deve imprimir um ritmo mais acentuado, mais forte, e deve ser direta e objetiva, levando os ouvintes à reflexão e à ação.

http://www.youtube.com/watch?v=2M5J8QQ_9H8

Marconi Vieira 07-01-2011 Concursos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.