Fatores que melhoram a memória para os estudos

É impressionante como a nossa memória se amplia quando nos interessamos por um determinado assunto. O primeiro passo é procurar motivação para o estudo. Se você perceber que não está muito motivado, estude matérias pelas quais você se interessa mais, e trate de programar o seu cérebro para estudar

O sono reparador reorganiza as ideias e consolida a memória

A música é excelente para promoção de bem-estar emocional e ajuda na assimilação de informações.

É impressionante como a nossa memória se amplia quando nos interessamos por um determinado assunto. O primeiro passo é procurar motivação para o estudo. Se você perceber que não está muito motivado, estude matérias pelas quais você se interessa mais, e trate de programar o seu cérebro para estudar matérias menos interessantes.

Quando estiver assistindo aula, anote o máximo de informações possíveis, pois isto ajuda a fixar a atenção e não se dispersar. Atenção é uma questão de hábito. Policie-se para não se dispersar. Sente-se bem na frente e anote. Quem não faz anotações, começa prestando atenção, mas logo a cadeira fica incômoda, sente sono, sede, pensa em outras coisas e acaba achando a explicação do professor monótona e chata.

Associação

Um método muito usado para memorização é o da associação, que consiste em associar a nova informação à nomes, frases, poemas e outros. Os professores de cursinhos são mestres nestes processos. Fórmulas da física, química ou matemática podem ser associadas a frases engraçadas; já as tabelas e listas são mais fáceis de serem memorizadas se forem associadas a imagens.

Alimente-se bem

O estudante que não se alimenta adequadamente não aprende. É muito comum o jovem sair de casa sem se alimentar pela manhã para ir à escola, sem imaginar o quanto está prejudicando sua saúde e o seu rendimento nos estudos.

Gamali Rodrigues, coordenadora do Curso Como Passar em Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que "A boa alimentação é essencial. E, infelizmente, o que observamos é cada vez mais jovens alimentando-se de fast-food, macarrão rápido e outros alimentos de fácil preparo. Pesquisa realizada entre estudantes da Universidade Federal de Viçosa, apontou deficiência de ferro, cálcio e vitaminas B1".

Sono reparador

O sono reparador reorganiza as ideias e consolida a memória. Nesse período de descanso, a massa cinzenta processa o que é relevante e apaga o que não é mais necessário. A pessoa estressada tem dificuldades de assimilar as informações que chegam a toda hora. A ansiedade e o estresse são, com certeza, os grandes responsáveis pelo temível branco que ocorre muitas vezes bem na hora da prova. Um bom sono e atividades de lazer são os antídotos para evitar o cansaço intenso e afiar a memória.

Leitura e música

Outra excelente amiga da boa memória é a leitura. Ela age como um exercício estimulante capaz de aumentar as sinapses - conexões entre as células cerebrais. A leitura é recomendada para diminuir ansiedade e até depressão. A música também é excelente para promoção de bem-estar emocional e ajuda na assimilação de informações.

Equipe de Redação 13-12-2012 Concursos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.