Na descrição, os aspectos da realidade captados pelo narrador são simultâneos

A descrição capta a simultaneidade dos fatos e os aspectos visuais, auditivos, olfativos, gustativos, táteis e até os psicológicos

Curso Redação para Vestibular e Concurso - Texto Descritivo

A narração constitui o relato de uma progressão de fatos, dispostos em sequência temporal. Já na descrição, os aspectos da realidade captados pelo narrador acontecem ao mesmo tempo, são simultâneos. Não há entre eles qualquer marca temporal que indique progressão.

No entanto, ao contar uma história, o narrador precisa, em variados pontos da narrativa, descrever tipos, situações e cenários. A descrição mescla-se, então, com a narração, dando colorido ao texto. Antigamente, quando não havia fotografia, cinema nem televisão, era através da literatura, nas asas das palavras, que o leitor "viajava" e conhecia os mais ricos aposentos, os mais lindos campos, os mais pobres e inóspitos ambientes.

Através da descrição, conhecia, também, os mais belos e interessantes personagens. E, ainda hoje, basta lermos os autores românticos e realistas para viajarmos ao passado e conhecermos o Rio de Janeiro do período colonial. A descrição é tão detalhada que podemos imaginar com perfeição as roupas, os aposentos e os costumes.

Segundo a professora Gamali Rodrigues Gomide, coordenadora técnica do curso Redação para Vestibular e Concurso, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a descrição capta a simultaneidade dos fatos e os aspectos visuais, auditivos, olfativos, gustativos, táteis e até os psicológicos que compõem a realidade, de modo a percebermos claramente o ambiente, as situações, os objetos e os personagens."

http://www.youtube.com/watch?v=b7N6gnNVX5k

Marconi Vieira 10-01-2011 Concursos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.