Dissertação é a modalidade de escrita mais cobrada em vestibulares e concursos

Todos os tipos de dissertação têm a mesma estrutura: título, introdução, desenvolvimento e conclusão

Curso Redação para Vestibular e Concurso - Texto Dissertativo

Dissertar é fundamental em nossa sociedade, sendo, hoje, a modalidade mais presente em todos os meios de comunicação (jornais, revistas, livros, rádio, televisão e outros), nos meios acadêmicos e profissionais de toda espécie, e em inúmeros outros, nos quais a escrita é fundamental.

Devido à tamanha importância, a professora Gamali Rodrigues Gomide, coordenadora técnica do curso Redação para Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, recomenda, “qualquer pessoa que esteja concorrendo a um cargo em empresa pública ou privada, ou a uma vaga em curso universitário, precisa demonstrar capacidade de dissertar sobre determinado tema. Portanto, essa modalidade deve ser praticada exaustivamente.”

Há muitas formas de dissertação. Até poucos anos atrás, só as dissertações tradicionais, no modelo escolar, eram solicitadas em exames vestibulares e concursos. Hoje, cada vez mais se exige do concorrente o domínio das técnicas redacionais mais solicitadas pelo mercado de trabalho. Entre elas, destacamos o editorial, o artigo, o manifesto, a carta formal e informal.

Todos os tipos de dissertação têm a mesma estrutura: título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Resumindo, o título é a mola propulsora do texto, ele deve ser bem pensado, sugestivo. A introdução deve apresentar e caracterizar o fato. O desenvolvimento apresenta e analisa as ideias relacionadas ao fato. Após apresentar e comprovar suas ideias, o autor faz a conclusão, reafirmando sua tese inicial ou apontando soluções.

http://www.youtube.com/watch?v=Nc92bkbUj-g

Marconi Vieira 11-01-2011 Concursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.