Aprenda a fazer cata-vento de papel

 Brinquedo que desenvolve a imaginação, a percepção dos fenômenos da natureza e a mistura de cores pelo movimento

Brincar é de enorme valor e importância para a criança, à medida que a ajuda a aprender sobre as pessoas e as coisas do mundo exterior.

Dependendo da qualidade das oportunidades que lhes sejam oferecidas, através de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que potencialidades e afetividade se harmonizem.

Brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo e para o desenvolvimento da linguagem, e para a socialização. Conforme Luciana Fiel, coordenadora do Curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "as crianças brincam para buscar prazer, expressar agressão, controlar a ansiedade, estabelecer contatos sociais, realizar a integração da personalidade e, por fim, comunicar-se com as pessoas".

As dobraduras são atividades que contribuem para o conhecimento técnico da criança. Pensando nisso, o Portal Tecnologia e Treinamento ensina hoje como construir um cata-vento, confira!

Descrição

O cata-vento, é um brinquedo próprio para brincar ao ar livre, pois consiste em um suporte composto por um cabo e uma hélice, que se movimenta pelo deslocamento de ar.

A criança poderá segurar o cata-vento e correr ao ar livre de um lado para o outro quando o vento estiver soprando. Essa atividade estimula a imaginação, além de fazer a criança perceber os fenômenos da natureza e verificar a mistura de cores pelo movimento.

Material usado

Para a confecção do cata-vento você vai precisar de papel fantasia, espetos de madeira e cola branca.

Confecção

Recorte um pedaço de papel fantasia, na forma quadrada, e dobre-o nas duas diagonais, deixando as marcas das dobras bem visíveis. Corte as diagonais, sem, contudo, atingir o centro do papel, deixando uma pequena parte sem cortar.

Coloque um pingo de cola no centro do papel e cole uma das pontas recortadas. Faça o mesmo procedimento com as demais pontas, colando uma sobre a outra, até formar o cata-vento.

Equipe de Redação 10-02-2012 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.