Jogo de argolas pode ser feito com sucata, sem grandes gastos

Jogos com regras aproximam as crianças da matemática e as incentivam a desenvolver estratégias para solucionar problemas

Como preparar o jogo de argolas

Podemos definir sucata como sendo um material descartável, mas que com um pouco de criatividade pode ser muito bem reaproveitado. Porém, não podemos confundir sucata com lixo. É necessário tomar alguns cuidados antes de utilizar materiais para brincadeiras com crianças. Após selecionar os itens, é possível criar os mais variados e interessantes jogos, utilizando materiais de sucata e sem gastar praticamente nada. Uma dessas possíveis brincadeiras é o jogo de argolas.

Segundo a professora Luciana Fiel, coordenadora do curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos de Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "esse jogo desenvolve a percepção visual e motora das crianças, ajudando-as na relação número-quantidade e na identificação de cores. Além disso, jogos com regras aproximam as crianças da matemática e as incentivam a desenvolver estratégias para solucionar problemas".

Para preparar o jogo de argolas serão necessários os seguintes itens: 10 garrafas descartáveis, papel crepom, argolas, tesoura, cola e durex. Com o material em mãos, deve-se, primeiramente, colocar um pouco de areia nas garrafas, e então, cortar papel crepom e enchê-las de cores diferentes. Depois, é só fechar e colar, em cada uma, um papel com um número de 1 a 10. Para as argolas, pode-se cortar tampas de plástico no tamanho que encaixem nas garrafas.

Para jogar, o professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes, que pode ser de duas a seis crianças. Os demais alunos formam a torcida. Os jogadores lançam a argola e, quando acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Essa será a quantidade de pontos somados pelo participante. Ganha o jogo quem conseguir maior número de pontos. Cada jogador terá apenas uma chance, se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da sala.

http://www.youtube.com/watch?v=cR6Q6LfGFR0

Marconi Vieira 10-11-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.