Brinquedo é uma forma de estimular a atividade criadora e a percepção infantil

Os brinquedos industrializados e artesanais exercem a mesma função na vida da criança

Curso de confecção de brinquedos pedagógicos

Do modo que conhecemos hoje, o brinquedo é produção recente, fruto da especialização industrial. Sabe-se que nunca existiu uma diversidade de brinquedos tão ampla à disposição das crianças. Antigamente, os brinquedos artesanais eram objetos próximos, nascidos na relação da intimidade familiar. Se na rua houvesse um marceneiro, a criança podia ter animais de madeira. Quando se compravam velas para iluminar a casa, ela ganhava boneco de cera. Se o pai ou vizinho era sapateiro ou alfaiate, talvez herdasse restos de couro e pano para brincar. Do sabugo de milho saía a boneca e meias furadas viravam bolas.

Com o avanço da industrialização, o brinquedo passou a ser um objeto  adquirido e consumido. Há pais que supervalorizam o brinquedo sofisticado, o mais caro, o eletrônico. O fato é que o brinquedo industrializado tem seu papel na vida da criança da mesma forma que ela se diverte com os objetos mais simples.

Segundo a especialista em educação infantil, Luciana Fiel, coordenadora do curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o brinquedo certo é mais do que um meio de gerar consumo e lazer. Ele é também uma forma de estimular a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver a inteligência, dotando-a de maior capacidade de apreensão e compreensão."

Brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização. As crianças brincam para buscar prazer, expressar agressão, controlar a ansiedade, estabelecer contatos sociais, realizar a integração da personalidade e, por fim, comunicar-se com as pessoas.

http://www.youtube.com/watch?v=M070H0B4VeU

Marconi Vieira 04-11-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.