O ensino das ciências nas escolas

O professor deve ter sempre em mente que existem e são válidas as concepções espontâneas

O objetivo deste trabalho é apresentar às crianças a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais que existem no mundo em que vivemos. E mais: levar até elas a diversidade de formas existentes para se explicar, pensar e representar o mundo.

O professor não pode esquecer o quanto é importante que as crianças tenham contato direto com elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo. Elas precisam ser instigadas a observá-los e explicá-los.

Isso só será possível se, você, professor, passar a encarar a ciência como algo dinâmico e plural, que permite interpretações e oferece liberdade para o conhecimento. Não como uma coisa estanque, definitiva e inquestionável.

O ensino deve potencializar a aprendizagem, atuando lado a lado, para que atinja seus objetivos. E para que essa unidade seja verdadeira, é importante considerar os seguintes aspectos:

- É fundamental reconhecer o papel da escolha do conteúdo no ensino das ciências;

- O professor deve ter sempre em mente que existem e são válidas as concepções espontâneas;

- Os conhecimentos, na verdade, surgem como respostas a questionamentos;

- É indispensável ter em mente o caráter social da construção do conhecimento científico.

Muitas pessoas erroneamente acham que o conhecimento já aparece pronto na cabeça de algum cientista genial. Não sabem que, na verdade, a ciência depende da experimentação, do acúmulo de informações e da contribuição de muita gente. Além disso, o saber é dinâmico. Muito do que se "sabe" hoje, no futuro, poderá ser considerado totalmente falso.

Maria Cortes, coordenadora do Curso Ciências na Educação Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que se observarmos as crianças no processo de desenvolvimento, vamos perceber que desde pequenas, elas são influenciadas pela interação com o meio natural, o meio ambiente e o meio social no qual vivem.

Equipe de Redação 09-12-2011 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.