Curso de ciências na educação infantil

Realizar experiências desafiadoras na infância promove uma postura mais entusiasmada da criança em relação à ciência

Curso de ciências para crianças

Se observarmos as crianças em seu processo de desenvolvimento, vamos perceber que desde pequenas elas são influenciadas pela interação com o meio natural e social no qual vivem.

É observando e participando desse processo de interação que as crianças vão aprendendo sobre o mundo. E isso se dá por meio da busca por respostas às suas indagações e questões sobre a natureza e a sociedade. É a vivência de experiências e a interação nesse contexto, no qual permeiam conceitos, valores, ideias, objetos e representações variadas sobre os temas mais diversos, que permitem à criança, na sua vida cotidiana, construir o conhecimento a respeito do mundo que a cerca.

É importante que os adultos, especialmente os professores, deem mais atenção e oportunidades de descobertas às crianças, para que possam manter o interesse científico que se perde ao longo de seu desenvolvimento. Provocar atitudes curiosas e investigativas, incentivando-as a brincarem de descobrir coisas: experimentando materiais e construindo outros, montando e desmontando seus carrinhos e bicicletas, investigando o que há internamente nas baratas e sapos ou observando com uma lente de aumento os diversos bichinhos nos jardins. Dessas experiências, surgem os futuros químicos, físicos, engenheiros, biólogos, artistas. E toda essa brincadeira de criança não deixa de ser pesquisa científica.

Realizar experiências desafiadoras na infância promove uma postura mais entusiasmada da criança em relação à ciência. É claro que isso não quer dizer que uma infância sem atividades laboratoriais comprometerá futuramente seu interesse mas, talvez, esse gosto possa surgir mais facilmente estimulando-a a explorar e a descobrir o seu meio e, fundamentalmente, possibilitando uma compreensão importante sobre o conhecimento - que ele não é um produto acabado, e sim, algo construído a partir da procura do ser humano por respostas aos seus questionamentos, suas curiosidades e dúvidas.

O curso "Ciências na Educação Infantil", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de oferecer subsídios ao professor, para que esse possa propiciar às crianças a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre ciências. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Maria Cortes, pedagoga, com grande experiência na capacitação de professores da educação infantil, e da professora Margarida Cerqueira, educadora, que também ministra cursos de formação de professores.

http://www.youtube.com/watch?v=tP8Wz38DPhA

Marconi Vieira 18-10-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.